Descobrir-se lutando em busca de tratamento para apneia do sono desconcerta qualquer um. Porém, é nesse momento que se deve focar na busca por orientação.
Quem enfrenta esse distúrbio respiratório precisa saber sobre os tratamentos disponíveis.
Neste artigo, abordaremos a forma como se trata a apneia do sono, buscando ajudar aqueles por ela afetados a tomarem decisões informadas, para terem uma melhor qualidade de sono e saúde respiratória.
O que é Apneia Obstrutiva do Sono?
Durante o sono, a apneia obstrutiva, o tipo mais prevalente de apneia do sono, manifesta-se pela obstrução recorrente das vias aéreas superiores, o que resulta no fechamento temporário da garganta ou das passagens nasais.
Estatísticas brasileiras indicam que 33% dos adultos são afetados por este distúrbio respiratório.
Esta condição pode ser diagnosticada em um exame de Polissonografia quando são observadas interrupções respiratórias com frequência de 5 ou mais vezes por hora, cada uma com duração superior a 10 segundos.
Diversos fatores de risco, como obesidade, idade avançada, predisposição genética, e condições médicas como hipotireoidismo, refluxo gastroesofágico, acromegalia, e até mesmo histórico familiar, contribuem para o desenvolvimento da apneia obstrutiva do sono.
Como funciona o diagnóstico?
O diagnóstico da apneia do sono baseia-se na avaliação dos sintomas apresentados pela pessoa, como, por exemplo, sonolência diurna excessiva.
Para confirmar se este é o caso e analisar qual é o nível de gravidade da condição, geralmente é realizado o monitoramento do sono. O exame de Polissonografia completo geralmente é o mais indicado. Nesse caso a pessoa dorme em um laboratório especializado.
ste exame emprega técnicas como: eletroencefalografia para monitorar a atividade cerebral; oximetria, para medir os níveis de oxigênio no sangue; e dispositivos para registrar o fluxo de ar e os padrões respiratórios.
Em casos selecionados o exame pode ser realizado na residência do paciente (polissonografia portátil).
O índice de apneia-hipopneia é determinado durante esses exames. Testes adicionais podem ser realizados para identificar complicações associadas, como hipertensão arterial.
Tratamento para Apneia de Sono
Estratégias como perda de peso, abstinência do tabaco, moderação no consumo de álcool, e tratamento de infecções e alergias nasais são recomendadas como tratamento para Apneia do Sono.
Cirurgia bariátrica é um tratamento para Apneia do Sono em casos de indivíduos com obesidade grave. Cerca de 85% dos casos apresentando melhora significativa após o procedimento.
O uso do CPAP, um dispositivo que aplica pressão positiva nas vias aéreas, é outra alternativa; costuma ser o principal tratamento para apneia do sono.
Alternativas como aparelhos orais removíveis também são exploradas, além de procedimentos cirúrgicos. Isso inclui estimulação de nervos cranianos e intervenções na região da cabeça e pescoço em casos específicos.
Agende uma consulta na Pneumosono, hoje mesmo, para retomar as suas noites tranquilas.