Com tantas pessoas buscando uma solução para a melhoria do sono, é uma pena que muitas delas não fazem a relação que mais as beneficiariam. Afinal, um corpo saudável oferece benefícios gerais para todo o organismo, inclusive ao seu Ciclo Circadiano. Mas como, exatamente, os exercícios fazem bem para o sono?
Neste post, nos aprofundaremos nas vantagens da prática regular de exercícios e a qualidade do sono. Tudo isso para incentivar a adoção de hábitos que favorecem noites mais tranquilas e um descanso profundo.
Exercícios fazem bem para o sono?
A atividade física contribui amplamente para a melhoria da saúde em geral, incluindo o sono.
Estudos indicam que mais de 60% da população adulta no Brasil experimenta uma qualidade de sono inadequada. Diversos fatores estão relacionados a essa questão, como problemas psíquicos, incluindo ansiedade, depressão e estresse, além de condições respiratórias e cardiovasculares, excesso de peso e dores musculares.
A prática regular de atividades físicas tem potencial para aliviar essas condições. Ao reduzir sintomas de ansiedade e depressão, por meio da regulação de neurotransmissores e do fortalecimento da comunicação neuronal, a atividade física tem um impacto positivo na saúde do sono.
Manter um estilo de vida ativo resulta em um cansaço natural após a prática de exercícios, o que induz ao sono. Além disso, a atividade física estimula a liberação de neurotransmissores que ajudam a promover uma sensação de relaxamento, contribuindo para um sono mais contínuo e reparador.
Praticar atividades físicas ao longo do dia, especialmente até o final da tarde, ajuda a pessoa a adormecer mais rapidamente, pois altera a curva da temperatura corporal interna, favorecendo um sono mais profundo.
Ao longo do dia, atividades como trabalho, estudo e lazer levam o organismo a produzir substâncias que causam cansaço no sistema nervoso central, como a adenosina.
Durante o sono, principalmente nos estágios mais profundos, essas substâncias são eliminadas, permitindo que o corpo se recupere e esteja preparado para o dia seguinte. Quando o sono não é suficiente, o dia começa com cansaço, e a motivação para realizar atividades físicas pode ser reduzida.
Qual é o melhor horário para se exercitar
A prática de exercícios físicos, especialmente aqueles realizados imediatamente antes do sono, podem elevar a temperatura corporal, o que geralmente dificulta o início do sono.
Esse aumento térmico e a liberação de endorfinas durante atividades aeróbicas aumentam o estado de alerta, fazendo com que o adormecer se torne mais difícil. Por isso, é recomendável evitar exercícios físicos nas horas próximas ao horário de dormir.
Em contraste, a realização de exercícios ao longo do dia tem um efeito positivo na qualidade do sono. Isso porque a atividade física regular, praticada durante o dia, ajuda a aumentar o estado de alerta e a reduzir a sonolência, o que facilita a queda no sono à noite.
Além disso, exercícios moderados e frequentes promovem a redução do peso corporal, aliviam dores musculoesqueléticas e melhoram a capacidade respiratória. Esses efeitos combinados diminuem o risco de desenvolvimento de várias doenças e distúrbios de sono.
Então dormir mal dificulta o exercício?
A interação entre sono e exercício físico é recíproca, significando que ambos os fatores influenciam um ao outro. A prática regular de atividades físicas melhora a qualidade do sono, enquanto a falta de um bom descanso dificulta a realização das mesmas.
Quando a qualidade do sono é comprometida ou sua duração é insuficiente, a vigília é afetada negativamente. Esse impacto torna o exercício físico mais desafiador.
Sintomas como sonolência diurna, apatia, irritabilidade, fraqueza física e fadiga decorrentes de um sono inadequado contribuem para um estilo de vida sedentário e reduzem a adesão a programas de treinamento físico.
A falta de sono também aumenta o risco de lesões, diminui a tolerância à dor, afeta as funções psicomotoras, o estado de humor e a energia geral; além de prolongar o tempo de reação e reduzir a força e o desempenho em atividades cardiorrespiratórias.
Para melhorar esses aspectos, deve-se priorizar uma boa rotina de sono. Incorporar práticas de higiene do sono no dia a dia é muito benéfico. Isso inclui estabelecer horários regulares para dormir e acordar, expor-se à luz solar durante o dia, diminuir a iluminação artificial à noite, evitar refeições pesadas e bebidas estimulantes antes de dormir, e manter a prática regular de exercícios.
Para adotar o hábito de se exercitar, comece com atividades que lhe proporcionem prazer e bem-estar. Isso pode ser um incentivo para manter-se ativo e superar o sedentarismo.Defina metas realistas, aproveite o processo e reconheça o exercício físico como um aliado importante para a saúde.
Para obter orientação sobre como otimizar seu sono e integrar práticas saudáveis em sua rotina, entre em contato com a Pneumosono.
Nossa equipe está à disposição para oferecer suporte e auxiliar na implementação de estratégias que favoreçam uma melhor qualidade de vida.