Av. Praia de Belas, 2266 sl. 804

(51) 9.9933-4846

(51) 3232-2002

contato@pneumosono.com.br

Distúrbios do sono: tem tratamento?

Os distúrbios do sono têm tratamento? Estas condições demandam abordagens terapêuticas diversas, dependendo de seu tipo e nível de gravidade.

Neste post, buscamos uma compreensão dos mecanismos subjacentes e das intervenções disponíveis para o tratamento de distúrbios do sono.

O que são Distúrbios do Sono?

Distúrbios do sono são desordens médicas que perturbam tanto a qualidade quanto a regularidade do sono de um indivíduo. Eles abrangem um espectro de problemas que vão desde dificuldades para adormecer até despertares prematuros pela manhã.

Essas condições têm várias origens. Algumas são influenciadas por fatores psicológicos e outras por questões de saúde, por exemplo.

Entretanto, a ingestão de café e outras bebidas, como refrigerantes de cola, mesmo horas antes do horário de dormir,  também pode interferir no sono.

Quando sua hora de dormir é perturbada por distúrbios, sua qualidade de vida e bem-estar global são afetados negativamente.

Quais são os principais distúrbios do sono? 

Diversos distúrbios do sono afetam a população, cada um apresentando sintomas e tratamentos específicos.

Entre os mais comuns estão:

  • A insônia, dificuldade em adormecer ou manter o sono, geralmente associada a estresse ou problemas médicos;
  • O sonambulismo, que leva a atividades físicas durante o sono e pode representar riscos à segurança pessoal;
  • A síndrome das pernas inquietas, marcada por sensações desconfortáveis nas pernas. Dificulta o repouso, devido ao impulso constante de movimento;
  • A apneia do sono, quando a respiração é temporariamente interrompida e resulta em despertares frequentes e fadiga diurna;
  • A narcolepsia, que induz a sonolência extrema durante o dia, interferindo em atividades diárias;

Fatores como genética, hábitos de vida e saúde contribuem para o desenvolvimento desses distúrbios.

Quais são os principais tratamentos para distúrbios do sono?

Os tratamentos para distúrbios do sono dependem da natureza e gravidade do problema. Entre as opções disponíveis estão o uso de medicamentos, prescritos em casos como a insônia, e tratamentos médicos específicos para condições como a narcolepsia.

Terapias comportamentais também são recomendadas. Elas promovem mudanças no estilo de vida para favorecer o sono saudável, como adotar rotinas regulares e minimizar o uso de estimulantes antes de dormir.

Já o CPAP, um dispositivo que mantém as vias aéreas desobstruídas enquanto o paciente dorme, é o tratamento utilizado na apneia do sono.

Além disso, aconselhamento psicológico é benéfico para distúrbios do sono relacionados ao estresse ou ansiedade. Diários do sono também podem ser utilizados pelo paciente como uma forma de esvaziar a mente antes de dormir.

Distúrbios do sono podem impactar negativamente a imunidade e a qualidade de vida, já que afetam, além do descanso, a saúde física e mental. Por isso, buscar tratamento para garantir a qualidade do sono é de suma importância.

Se você ou alguém que você conhece está enfrentando dificuldades relacionadas ao sono, não hesite em buscar ajuda especializada. Agende uma consulta com a Pneumosono hoje mesmo.