Não consegue dormir? Confira 10 hábitos que prejudicam seu sono

Sofrer com insônia ou dormir mal todas as noites não é normal. Mesmo que sua rotina seja estressante e as preocupações pareçam aumentar a cada dia, suas horas de descanso profundo devem ser respeitadas — e a higiene do sono pode te ajudar nesse processo. Com informações da “Slice”, confira 10 motivos pelos quais talvez você não consiga dormir — e como resolver o problema.

10 razões pelas quais você não consegue dormir

1 — Você está passando muito tempo na cama

Apesar de parecer contraintuitivo, passar muito tempo na cama pode atrapalhar seu sono. Dessa forma, se você desperta muito durante a noite ou precisa tirar cochilos durante o dia, talvez seja melhor ir dormir mais tarde ou acordar mais cedo.

De acordo com o portal, diminuir o tempo que você passa na cama pode consolidar seu sono, permitindo que você adormeça mais profundamente. 

2- — Você não tem horas de sono suficientes

A maioria dos adultos precisa dormir entre sete e nove horas todas as noites. No entanto, a rotina ocupada pode fazer com que conseguir todas essas horas de sono seja difícil. 

Se isso ocorre com você, um diário do sono pode ser exatamente o que você precisa para melhorar seu descanso. Por meio dele, é possível monitorar exatamente quantas horas de sono precisa para se sentir renovada. Para fazê-lo, comece anotando quantas horas você dormiu naquela noite e como se sentiu no dia seguinte, e então analise seus resultados.

3 — Você está cochilando demais

Tirar cochilos durante a tarde pode fazer com que você não esteja cansada o suficiente para dormir cedo, mantendo-a acordada por muito tempo durante a noite. Por isso, é melhor reservar os cochilos vespertinos para os sábados.

4 — Seu ambiente não está adequado

Muita luz em um ambiente pode fazer com que seu cérebro pense que é hora de acordar. Por isso, considere ter cortinas blackout e mantenha os eletrônicos desligados enquanto dorme.

5 — Você está levando o estresse para a cama

Ao encostar a cabeça no travesseiro, o ideal é que você esqueça sua lista de afazeres, as brigas que você teve ou qualquer outro assunto que possa tirar seu sono. No entanto, pode ser difícil fazer isso. Para ajudar, experimente escrever tudo o que você terá de fazer no dia seguinte antes de dormir. Conversar sobre seu dia com alguém também pode ser útil, assim como praticar meditação.

6 — Você está com fome

É difícil adormecer quando você está com fome. Por isso, faça um lanche leve e saudável antes de ir para a cama, mas evite beber muita água para não ser acordada por sua bexiga. 

7 — O relógio te assusta

Acordar de madrugada procurando saber as horas pode ser frustrante e inquietante. Por isso, experimente manter o relógio longe de sua cama. 

8 — Você não está se exercitando o suficiente

A prática de exercícios físicos pode exaurir seu corpo, fazendo com que você durma melhor durante a noite. Nesse sentido, certifique-se de se exercitar ao menos três horas antes de ir para a cama, para que seu corpo tenha tempo de relaxar.

9 — A culpa é de alguma condição de saúde

Se você vem sofrendo com insônia há algum tempo, considere conversar com um médico sobre a situação. Dormir mal pode ser um sintoma de alguma condição médica desconhecida, como depressão, apneia do sono, fibromialgia e outras. 

10 — Você usa o celular antes de dormir

Pode ser difícil adormecer quando você dedica seu tempo pré-sono às redes sociais. Além disso, a luz azul de seu celular pode, potencialmente, perturbar seu ciclo de sono. Por isso, opte por um livro antes de ir para a cama.

Fonte: IstoÉ

Tudo Sobre o Sono

Agende seu exame na pneumosono.

A melhor infraestrutura para você!

Fale Conosco