Tipos de descanso necessários para o seu corpo

Você já deve ter passado por isso: sentir-se tão cansado que não consegue dormir. Às vezes, essa é uma sensação que dura muito mais do que uma noite, repetindo-se dia após dias. A grande questão é que não sabemos descansar, segundo um TED Talk viral da médica e pesquisadora Dra. Saundra Dalton-Smith. Para ela, a resposta está na forma com que descansamos: confundimos constantemente essa ideia com o fato de não se fazer nada ou, ainda, achamos que descansar é o mesmo que dormir. 

 

Na verdade, existem 7 tipos de descanso e, segundo a Dra. Dalton-Smith, precisamos adotar todos eles em nosso dia a dia. O resultado da falta de descanso está associado com a alta produtividade, as demandas constantes por resultado e as preocupações diárias. Nós sofremos cansaço também pela falta de entendimento dos seus impactos. Pensando em reverter esse quadro, que tal conhecer e adotar os 7 tipos de descanso essenciais?

 

1. Descanso físico: quem trabalha o dia inteiro precisa dar um descanso par ao corpo e tirá-lo da posição estática e da má postura. Pode ser passivo, ou seja, o sono, momento em que há menor movimentação do corpo, ou ativo, em que são realizadas atividades restauradoras como alongamentos e massagem. 

 

2. Descanso mental: descansar a cabeça é essencial. Pratique pequenos descansos de 10 minutos a cada duas horas. Levante-se, passe uma água no rosto, alongue-se. Desconecte o Whatsapp à noite e deixe o celular longe!  

 

3. Descanso sensorial: preste atenção ao seu redor e pense quantas informações você consome sem nem levantar da cama. O descanso sensorial requer a desconexão de tudo por um tempo. Feche os olhos por alguns minutos ao longo do dia e aproveite o silêncio. 

 

4. Descanso criativo: você não precisa produzir o tempo todo. Dê tempo para o seu cérebro relaxar.

 

5. Descanso emocional: é saber que ninguém precisa carregar o peso de todas as responsabilidades sozinho. Dê temo ara você processar suas emoções e seja sincero com elas. Dizer não é fundamental para conseguir descansar emocionalmente.

 

6. Descanso social:escolha o seu círculo social com cautela e decida com quem investir o seu tempo, respeitando quando estiver com vontade de permanecer sozinho.

 

7. Descanso espiritual: é a habilidade de se desconectar e sentir pertencimento, amor, aceitação e propósito. É fazer coisas que fazem bem para a sua alma.

 

Que tal começar a praticar o descanso? Lembre: valorizar o sono é um dos aliados para viver com mais qualidade, mas não o único.

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