Pesadelos à noite podem estar relacionados com outras doenças

Pode parecer estranho, mas aqueles acontecimentos apavorantes que vivemos durante o sono, das quais acordamos com o coração acelerado e a respiração ofegante, podem caracterizar uma condição psiquiátrica. Ter pesadelos não é um problema, mas se forem frequentes e carregados de fortes emoções que causam sofrimento, você pode estar com um transtorno.

 

Quando isso se transforma em rotina, gerando cansaço, afetando a memória e a concentração, além de impactar o convívio social e a produtividade no trabalho, é fundamental procurar ajuda. Uma vez diagnosticado, o transtorno do pesadelo pode ser controlado com terapia comportamental ou medicações à base de prazosina, substância que age sobre os neurotransmissores que regulam o sono. Antes, é importante avaliar se por trás desses sonhos perturbadores existe alguma doença específica alterando as condições cerebrais. Nesses casos, a solução é tratar a causa do problema. 

 

Entre as principais abordagens para diminuir a incidência dos pesadelos, há a terapia do sonho lúcido. Essa técnica faz com que o paciente aprenda a ter consciência do que está sonhando, ganhando a habilidade de controlar a narrativa. Outro método é a terapia do ensaio de imagens, em que a pessoa é treinada a imaginar um desenrolar e um fim mais positivo para um sonho recorrente. Confira as principais doenças associadas à presença dos distúrbios de pesadelo:

 

Apneia do sono - afeta a oxigenação do cérebro durante os engasgos, o que está relacionada ao pesadelo.

 

Ansiedade - preocupação excessiva e prolongada fomenta a essência negativa do sonho.

 

Estresse pós-traumático - ao dormir, a pessoa revive situações traumáticas. 

 

Hipoglicemia noturna - a baixa quantidade de açúcar no sangue pode desencadear insônia, suor frio e agitação mental durante o sono.

 

Parkinson - a queda de neurotransmissores como a dopamina pode originar o transtorno do pesadelo.



Tudo Sobre o Sono

Agende seu exame na pneumosono.

A melhor infraestrutura para você!