Transforme sua rotina do sono e durma melhor com 7 dicas

Se você está com problemas na hora de dormir, aconselhamos começar pela revisão dos seus hábitos. Algumas dicas podem ser adotadas na sua rotina e contribuem para um sono tranquilo e restaurador, confira 7 ideias!

 

1 - Regule seu horário. A regularidade nos horários de dormir e acordar são importantes, inclusive nos finais de semana, pois favorecem o funcionamento do relógio biológico.

 

2 - Prepare um ambiente favorável.Não utilize seu quarto para outras atividades como trabalhar. Se não conseguir dormir, saia da cama e faça atividades relaxantes, com pouca luz, voltando apenas quando estiver com sono. O objetivo é reduzir a relação da cama com atividades que interferem no sono. 

 

Procure criar um ambiente adequado, eliminando fatores que prejudicam a qualidade do sono, como ruídos, intensidade da luz e temperatura (mantenha acima de 17° e abaixo de 29°).

 

3 - Cuidado com o que você consome antes de dormir. Espere pelo menos 3 horas para deitar após se alimentar e evite alimentos de difícil digestão, bem como bebidas com cafeína e outros estimulantes. Um copo de leite morno é uma ótima ideia, já que é rico em triptofano, precursor da serotonina e indutor do sono. 

 

Evite também bebidas alcoólicas à noite, que afetam a qualidade do sono e provocam relaxamento da musculatura respiratória, o que piora roncos e a quadros de apneia.

 

4 - Não  fume. A nicotina é um estimulante do Sistema Nervoso Central, causando insônia e modificando a qualidade do sono. 

 

5 - Pratique atividades físicas regularmente, mas prefira sempre se exercitar ao menos 4 horas antes de dormir. 

 

6 - Não se exponha à luz forte ao despertar no meio da noite. Isso pode fazer com que seu cérebro entenda que já é dia.

 

7 -Não se envolva em atividades estimulantes, que exigem muita concentração ou que são emocionalmente perturbadoras próximas da hora de dormir. Relações sexuais, por sua vez, ajudam a induzir o sono e são muito bem-vindas neste período.

 

Gostou das dicas? Coloque em prática e agende sua avaliação com a equipe Pneumosono!

Tudo Sobre o Sono

Agende seu exame na pneumosono.

A melhor infraestrutura para você!