Estudo comprova: sono regular contribui para a boa saúde

Já falamos por aqui, mas é sempre bom reforçar: a privação do sono pode desencadear estresse, aumento de peso, pressão alta, resistência à insulina, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares, afetando todo o organismo. Muitas pesquisas apontam que é muito mais saudável ir para a cama e levantar todos os dias no mesmo horário, sendo uma dica chave de prevenção.

 

É o que confirma um estudo realizado por pesquisadores da Duke University Medical Center, em Durham, Carolina do Norte (EUA). Eles concluíram que ter uma hora fixa para ir dormir beneficia não apenas as crianças, mas também os adultos. Foi avaliado, nesta pesquisa, o padrão do sono de quase 2 mil adultos, ao longo de sete dias. Os participantes utilizaram dispositivos de rastreamento do sono, além de relatarem suas experiências em diários. Os resultados evidenciaram que ter um horário regular para deitar contribui na boa saúde do coração e no metabolismo, mantendo-os mais saudáveis. 

 

Pessoas que foram dormir em horários diferentes, por exemplo, apresentaram maior propensão ao sobrepeso, além de altos níveis de açúcar no sangue e pressão alta. Nesse grupo, também aumentaram os riscos de desenvolver ataque cardíaco ou derrame, em comparação àqueles com condições regulares de sono. Para os pesquisadores, isso comprova que o sono, a saúde do coração e o metabolismo andam juntos, influenciando um ao outro. Porém, ainda não há certeza de que a falta de sono causa ganho de peso. 

 

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