Entenda a relação entre sono, menopausa e aumento de peso

Um estudo divulgado neste mês, no encontro anual da Endocrine Society, revelou que problemas para dormir podem contribuir para o aumento de peso na menopausa. A pesquisa indicou que, além da redução de estrogênio no organismo, os distúrbios do sono predispõem mulheres de meia-idade a ganhar peso, ampliando o risco de diabetes e outras doenças.

 

Os especialistas chegaram à conclusão de que a falta de estrogênio não é o único fator que explica o ganho de peso após a menopausa. Como os problemas para dormir também se fortalecem nessa fase, foi realizada uma experiência na qual um grupo de mulheres saudáveis, na pré-menopausa, teve o sono interrompido durante uma série de noites. O resultado? Menor redução no gasto de gorduras do corpo. 

 

Já uma outra pesquisa, da Universidade de Pittsburgh, associou o aumento de gordura abdominal na menopausa com a doença coronariana. De acordo com o trabalho, publicado na revista "Menopause", medir a circunferência da cintura pode ser bom para avaliar o risco de desenvolver problemas cardiovasculares no futuro. Centenas de mulheres, com idade média de 51 anos, se submeteram a exames para medir o tecido adiposo visceral, que fica ao redor dos órgãos abdominais, e ao ultrassom da carótida. 

 

A equipe que coordenou o estudo estabeleceu a relação de que, para cada 20% de incremento na gordura abdominal, havia um espessamento de 2% das paredes da carótida, independente do peso e índice de massa corporal. Além disso, foi descoberto que o acúmulo de gordura abdominal se acelerava nos dois anos que antecederam a última menstruação, continuando num crescimento gradual depois disso. 

 

É importante, assim, modificar a dieta e o estilo de vida para evitar estas complicações. O pontapé inicial? Valorizar a boa rotina do sono, priorizando dormir sempre no mesmo horário, em média 7 a 9 horas por noite, em ambiente bem climatizado, escuro e sem ruídos. Confira nossas dicas e construa hábitos saudáveis, aliando seu sono com alimentação saudável e realização de exercícios físicos. 

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