Melhorar a qualidade do sono ajuda a vencer a exaustão

A pandemia perturbou nossa economia, nosso trabalho e, sem dúvidas, a rotina de sono. Embora esse último seja um efeito colateral do estresse e das tensões constantes deste momento, é importante ficar atento, porque uma noite mal dormida pode comprometer a capacidade de lidar com os outros desafios que precisam ser enfrentados. É um ciclo vicioso: dormir mal torna o dia ruim, levando a mais uma noite complicada. 

 

Se esse ciclo parece com o seu cotidiano, você não está sozinho: em todo o mundo, estima-se que 40% da população sofre de problemas no sono. Em 2020, a palavra insônia foi mais procurada no Google do que em qualquer outro ano. Os distúrbios se tornaram tão frequentes que alguns especialistas inclusive deram o nome de “corona insônia” para esse fenômeno. Se você não consegue completar nem 7 horas de sono, provavelmente se encaixa nesse grupo de privados do sono.

 

A origem do problema pode ser do nível alto de estresse ou de mudanças comportamentais. É importante reagir melhor ao estresse, controlando-se melhor e, acima de tudo, realizando mudanças simples, mas poderosas para o bem-estar e o descanso. Listamos, abaixo, algumas dicas que podem ajudar nesse sentido:

 

1. Cuide dos seus hábitos. Dormir bem está associado a rotinas estruturadas. Não ter planejamento nenhum sobre seus horários é como uma receita para o sono irregular. Por isso, é fundamental corrigir seu dia a dia. Comece com uma rotina na hora de dormir: levante-se e deite-se sempre na mesma hora. 

 

2. Reserve um tempo para relaxar e desestressar ao se aproximar do fim do dia. Mesmo que ainda tenha algo na sua lista de tarefas, é necessário dar um limite e se afastar. Abra espaço para atividades prazerosas, como exercícios físicos, meditação e leitura. 

 

3. Fique longe do computador e do celular pelo menos 1h antes de dormir.

 

4. A luz, em especial a natural, ajuda a regular o relógio do nosso corpo. Faça questão de sair e sentir um pouco de luz do dia logo depois de acordar. Abra as cortinas e deixe o sol entrar. Se estiver escuro ou com pouca luz natural, acenda as luzes internas. De noite, pratique a rotina inversa, escurecendo gradualmente o seu ambiente.

 

5. Mesmo em uma semana boa, pode ser que não haja uma boa noite de sono, algo comum no contexto de pandemia. Nesse caso, o melhor é parar de insistir: se você não consegue dormir, saia da cama. Vá para outro cômodo e faça algo relaxante, talvez alguns alongamentos leves ou escute uma música de meditação. 

 

 

6. Evite os possíveis culpados de uma noite de sono ruim: cochilos longos ou tardios, uma grande refeição no final do dia, consumo excessivo de álcool ou cafeína e se expor a notícias à noite.  

 

Seguir esses papos pode ser uma alternativa para estabelecer uma rotina mais saudável e quebrar o ciclo vicioso do sono. Agende sua avaliação conosco e vamos restaurar o bem-estar na hora de dormir. 

 

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