8 dicas que ajudam a voltar a dormir depois de perder o sono

Pode ter sido um barulho, chamado da natureza ou os pés em movimentos acelerados. De repente, você está acordado. Muito acordado. Então, antes que perceba, sua mente é inundada de preocupações, como boletos não pagos, medo da pandemia ou planos que não se realizaram. O sono parece ser uma causa perdida, o grande vilão da noite. 

 

O que fazer quando esse tipo de situação ocorrer?  No contexto atual, esse tipo de problema está cada vez mais comum. Por isso, separamos 8 dicas que ajudam a voltar a dormir depois de perder o sono, confira! 

 

1. Controle sua respiração

Dica valiosa: a respiração profunda é um método muito conhecido e difundido na hora de reduzir estresse. Para isso, comece colocando a mão na barriga. Feche os olhos e respire lenta e profundamente pelo nariz. Certifique-se de sentir o abdômen subir. Tente inspirar, conte lentamente até dez e solte a respiração devagar, repetindo a contagem. Então, solte a respiração muito lentamente, contando até dez pela boca.

 

Com esse método, você usa seu músculo respiratório principal. O diafragma pode ajudar a relaxar o corpo e a mente, recuperando o sono perdido.

 

2. Aposte nas meditações de sono guiadas

A meditação é uma ótima forma de acalmar a mente. Se você não tiver experiência na prática, indicamos baixar algum aplicativo de sono guiado. Fique deitado, ouça e controle a respiração. Mantenha o foco nas orientações, concentre-se na sua respiração. Se o corpo ainda estiver tenso, tente adicionar relaxamento muscular progressivo, começando com os dedos dos pés. Inspire e tensione os músculos dessa área, mantendo por 10 segundos. Libere a tensão.

 

3. Pare de se culpar

Existe um canal em nosso cérebro para julgar a incapacidade de pegar no sono. É comum sentir vergonha e culpa. Você começa a se preocupar rapidamente com os efeitos da falta de sono e se julga por isso. Tenha paciência com você mesmo. Isso não é um reflexo do seu valor.

 

4. Não fique olhando o relógio

É isso mesmo: o relógio vai aumentar a pressão. Nada de ficar checando a hora: isso aumenta a ansiedade, dificultando o processo de voltar a dormir. Ver o horário só irá acelerar ainda mais.

 

5. Evite bebidas alcoólicas antes de dormir

Nada de consumir bebidas estimulantes antes de dormir. O álcool, conforme é metabolizado, forma acetaldeído, que estimula nosso cérebro. Se você beber muito antes de deitar, em cerca de quatro horas seu sono provavelmente será perturbado, já que terá ocorrido a conversão em acetaldeído. A necessidade de ir ao banheiro também pode se tornar frequente, porque há inibição do hormônio antidiurético (ADH), resultando em aumento da micção. 

 

6. Escreva suas preocupações

É melhor se livrar das preocupações o quanto antes de deitar. Encerre o dia anotando tudo o que resta para o próximo dia e o que é necessário realizar. Reflita sobre o que deu certo e seja grato pelas coisas boas. Quem sabe anotar tudo o que aconteceu de bom não pode te ajudar a dormir melhor? Tente usar essa dica para reduzir o estresse e pegar no sono mais rápido.

 

7. Cuidado com a luz azul 

Fique longe do computador e do celular pelo menos uma hora antes de dormir. Qualquer fonte de luz do espectro do LED pode suprimir ainda mais os níveis de melatonina, o hormônio do sono. 

 

8. Não fique na cama

Nada de ficar olhando para o teto deitado. Se você não consegue voltar a dormir depois de 20 minutos, é hora de sair da cama e procurar outro cômodo para fazer algo calmante, como ler um livro chato, que logo irá te deixar sonolento.

 

Gostou das dicas? Agora é hora de colocá-las em prática! Estamos à disposição para realizar sua avaliação do sono, com atendimento personalizado ao seu caso. Entre em contato com a equipe Pneumosono. Dormir bem é fundamental na boa saúde.

Tudo Sobre o Sono

Agende seu exame na pneumosono.

A melhor infraestrutura para você!