Você sabe responder como foi sua última noite de sono? Essa é uma pergunta difícil,mas importante, porque reflete muito mais do que nosso estado físico.O sono é necessário também para uma boa saúde emocional, refletindo-se no humor e na produtividade ao longo do dia.
Um adulto saudável deve dormir, em média, sete a nove horas por noite. Apesar de não ser tanto tempo, a maioria costuma dormir bem menos.Um dos principais motivos para isso é a dificuldade em pegar no sono, o que pode ser minimizado com alguns hábitos que vamos explicar:
-
Não fique muito tempo acordado na cama. Limite esse período. Se estiver dormindo 7 horas, não fique nove horas na cama.
-
Banho morno duas ou três horas antes de deitar.
-
Se não estiver sonolento, saia do quarto e encontre um lugar silencioso para relaxar. A dica é escolher um bom livro. Retorne só quando estiver com vontade de dormir.
-
Evite redes sociais e discussões estressantes à noite.
-
Tente reservar 15 minutos da manhã para se concentrar nos problemas.
-
Faça terapias de relaxamento com respiração profunda e meditação.
-
Crie um ambiente adequado para dormir, com boa iluminação, acústica e temperatura.
-
Evite cochilos prolongados ao longo do dia. O recomendado são 30 minutos após o almoço.
-
Faça uma avaliação do sono com o exame de polissonografia.
Se nada disso funcionar, as consequências vão aparecer na sua saúde física e mental, com falhas de memória, dificuldade de aprendizado e lentidão, prejudicando o dia a dia. Durante o sono REM, fase mais profunda, todos esses aspectos são melhorados, regenerando o cérebro e o organismo como um todo. As interrupções do sono afetam níveis de transmissores e hormônios do estresse, o que prejudica a regulação emocional.
Sintomas como dificuldade persistente de continuar ou iniciar o sono, comportamentos anormais durante o sono (falar, gritar, ter pesadelos constantes), sonolência diurna, irritabilidade, fadiga, perda da concentração, aumento de erros e/ou acidentes, declínio da memória, depressão, agressividade e despertar com dores são alguns indícios de que algo está errado. Procure ajuda médica caso essa seja a sua situação. Vamos reverter o problema?