Outono e inverno são estações que dão mais vontade de dormir, principalmente porque ficar na cama quentinha é muito agradável. Mas essa vontade não significa necessidade. O corpo não precisa dormir mais tempo quando está frio. Mais importante do que a quantidade de horas é a qualidade do sono.
Por isso, para ter uma boa noite de sono nos dias mais frios, especialmente a partir da chegada do inverno, seguem algumas dicas:
- Evite aquecer o quarto em demasia. Melhor usar cobertores que possam ser retirados durante a noite em caso de calor.
- Escolha o travesseiro mais adequado ao seu biótipo. Ele deve ser suficientemente alto para que o pescoço mantenha um ângulo de 90° quando você estiver deitado de lado, preenchendo o espaço entre a cabeça e o colchão. Desta maneira, a coluna cervical e a lombar estarão sempre alinhadas.
- A posição ideal para dormir, em qualquer estação, é de lado, com as pernas semiflexionadas e um travesseiro fino entre as pernas para evitar atrito entre os joelhos e tornozelos. Desse jeito, a coluna também é preservada, pois evita-se a sua rotação.
- Pegue sol sempre que puder durante os dias frios, pois isso vai facilitar pegar no sono. Dias nublados costumam provocar sonolência e podem prejudicar o sono.
- Refeições leves quatro horas antes de dormir também é uma recomendação para o ano inteiro. Comer muito e dormir em seguida é um hábito que atrapalha o sono.
- Muitas pessoas reduzem o nível de atividades físicas no frio, ficam mais preguiçosas e se movimentam menos porque ficam mais em casa. O ideal é manter a rotina de exercícios físicos, pois eles ajudam a ter uma boa noite de sono.