Autofagia pode ser definida como processo de autodestruição da célula. Se estamos falando de autofagia cerebral, significa que o cérebro está se autoconsumindo. Parece sinistro, mas é isso que acontece quando não dormimos.
Pelo menos é o que diz a Universidade de Marche, na Itália. Segundo estudo feito naquela instituição, quando não dormimos o suficiente, nossos cérebros começam a se autodevorar literalmente.
O que acontece quando dormimos?
Durante o sono, além de repor nossas energias, os cérebros passam a limpar os subprodutos tóxicos da atividade neural que foram deixados para trás durante o dia. Ainda que não durmamos bem com frequência, o cérebro realiza o mesmo processo. E aí uma boa parcela de neurônios e conexões sinápticas são limpam quando não deveriam.
A pesquisa foi feita utilizando-se ratos nos testes. Por isso, ainda existem dúvidas a esclarecer em relação ao sono humano, pois a atividade cerebral em pessoas que cronicamente dormem pouco pode estar a associada a doenças cerebrais como Alzheimer. O artigo foi publicado no Journal of Neuroscience.