Desde o início da pandemia de Covid-19, muitas pessoas mudaram suas preocupações. Algumas consequências disso se refletem na hora de dormir: sonhos perturbadores, insônia e dores de cabeça estão mais frequentes.
Estima-se que a insônia seja o distúrbio do sono mais comum, afetando até 35% da população. Em alguns casos, o problema surge por causa da ansiedade ou da apneia obstrutiva do sono. Por isso, pode ser tanto um sintoma como uma doença. A Covid-19 transformou a rotina, fazendo com que todos precisassem se adaptar ao novo momento, como ao trabalho home office e aos cuidados de higiene. Na prática, as noites mal dormidas se intensificaram, o que se associa com as apreensões em relação à própria saúde, ao emprego e à renda, além da revisão dos planos feitos para o ano. A diminuição das atividades físicas e da convivência social também contribuem com a piora da qualidade do sono.
Por isso, é importante focar em alternativas capazes de solucionar esse problema. Temos algumas dicas:
-
Utilize a tecnologia adequadamente. Desligue-se das redes sociais antes de dormir.
-
Faça vídeo-chamadas durante o dia com quem você ama. Essa é uma ótima forma para dividir as angústias e medos.
-
Filtre o melhor momento para ler notícias. Indicamos o período da manhã.
-
Exercite-se durante o dia e evite fazer isso pouco antes de dormir.
-
Consulte um especialista do sono quando seus problemas piorarem.
-
Não fique até tarde assistindo a séries. Pular a hora de dormir para ver mais um episódio já muda completamente seu relógio biológico.
-
Evite sonecas. Se não conseguir, tente cochilar por até 30 minutos.
-
Procure se expor ao sol da manhã e ao ar fresco.
-
Deixe as preocupações fora da cama. Pense em algo tranquilo antes de dormir.
O distanciamento social representa um grande desafio. Lembre-se de que você não está sozinho. Sempre conte com os profissionais de saúde para melhorar a qualidade de vida. Tente melhorar o relacionamento com as pessoas ao seu redor, aprenda a gerenciar uma nova rotina e converse conosco para realizar uma avaliação do sono.