Existem pessoas que têm dificuldade para pegar no sono, outras dormem com facilidade, mas acabam despertando várias vezes ao longo da noite. Ambas as situações são negativas e se refletem na disposição no dia seguinte. Saiba o que costuma atrapalhar o sono:
Ruídos e desconforto
Antes de entrar na fase mais leve do sono, o cérebro ainda está ativo. Quando o sono leve começa, o hipotálamo começa a restringir o fluxo de informações dos sentidos para o cérebro. Mas ainda permite que alguns ruídos despertem. Ao entrar na fase de sono mais profundo, o cérebro fica menos sensível, mas ainda responde a sons altos, desconfortos e ao próprio nome chamado em voz alta.
Desrespeito ao ritmo circadiano
O ritmo circadiano corresponde ao ciclo de 24 horas do dia. Quem não tem o hábito de dormir sempre na mesma hora ou vai para cama muito tarde ou acorda muito cedo, não respeita o relógio biológico interno. Com isso, fica difícil dormir o suficiente. Evitar qualquer entrada de luz no quarto é uma medida importante. Assim como evitar o uso de computador e celular uma hora antes de dormir pelo menos.
Calor e frio
A temperatura adequada é fundamental para uma boa noite de sono. Se estiver calor ou frio demais, ocorre desconforto e o sono é afetado.
Alimentação
Alguns alimentos prejudicam o sono. Os mais conhecidos são o café, por causa da cafeína, e o álcool. Bacon, queijo, nozes e vinho tinto, que possuem uma substância chamada tiramina.
Estresse
Mente ocupada demais acaba ficando estressada e prejudica o sono. É comum que o sono seja fragmentado e, com isso, insuficiente. Para tirar o foco dos problemas, os especialistas recomendam levantar e fazer alguma atividade para distrair a mente como quebra-cabeça.