Vários estudos já comprovaram o quanto o sono com boa qualidade faz diferença no dia a dia e na saúde de qualquer pessoa. A recomendação é que se durma de sete a oito horas de sono diariamente para a manutenção do estado físico, emocional e mental em perfeitas condições.
Confira algumas das consequências possíveis para quem dorme mal rotineiramente:
Vontade de comer demais
Quem dorme pouco acaba ficando ansioso e passa a ter vontade de comer mesmo estando sem fome, principalmente à noite, quando o metabolismo está mais lento.
Riscos de acidentes
De acordo com pesquisa realizada pela Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos, quem dorme menos de seis horas por noite tem três vezes mais riscos de sofrer um acidente de carro porque dirige com sono.
Redução da imunidade
Sem o descanso adequado que o sono proporciona, o organismo não se recupera plenamente e o sistema imunológico passa a ser afetado.
Descontrole das emoções
As regiões cerebrais ligadas às emoções ficam até 60% mais ativas, podendo provocar reações e emoções inadequadas e descontroladas.
Beleza
Sono de baixa qualidade prejudica a aparência, deixando a pessoa com ares pouco saudáveis.
Concentração e memória
Tanto a memória quanto a concentração são afetadas pelo sono que não é reparador. A pessoa fica mais esquecida e com maior dificuldade de absorver informações.