Blog do Sono

Realizado nos Estados Unidos, um estudo da Universidade da Pensilvânia sugere que noites ruins de sono podem ser mais prejudiciais do que ficar sem dormir uma noite inteira. No estudo, os participantes que haviam dormido durante 6 horas por noite – menos do que as 8 horas recomendadas – ao longo de duas semanas foram tão afetados quanto àqueles que ficaram sem dormir por duas noites inteiras.

O sono é a suspensão temporária da atividade perceptivo-sensorial e motora voluntária, que mantem o corpo e a mente em um repouso normal e periódico.É considerado um período de descanso. A comemoração do dia 18 de março como o DIA INTERNACIONAL DO SONO, criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), visa alertar tanto a área de saúde como a população em geral, sobre a importância do sono na qualidade de vida, na saúde, no desempenho profissional, no desempenho escolar e na sociedade.

O envelhecimento da população mundial e a maior ocorrência de distúrbios de sono com o aumento da idade fazem com que este campo tenha uma crescente importância da Medicina do Sono. 

Roncar intensamente e com frequência é prejudicial à saúde !!! A pessoa que ronca pode ter má qualidade de sono, acordando cansada e sonolenta apesar de estar dormindo várias horas por noite. Quando o ronco é muito alto e acompanhado de períodos de Apneia (paradas da respiração por mais de 10 segundos) pode ter sérios prejuízos à saúde. Além disto, expõe o indivíduo que ronca a um constrangimento social e à problemas matrimoniais frequentes. 

Apneia significa "sem ar" ou "parada da respiração". Apneia do sono significa um problema respiratório, que acontece enquanto dormimos, caracterizada por interrupções breves e repetidas da respiração (com duração de pelo menos de 10 segundos numa frequência maior que 05 episódios por hora de sono).

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