Blog do Sono

A dificuldade em estabelecer uma rotina ou limites para os filhos em relação ao sono é a principal queixa dos pais nos consultórios pediátricos. Embora dormir seja uma necessidade fisiológica, o desenvolvimento de hábitos saudáveis na hora de dormir depende do aprendizado oferecido pelos pais às crianças.

Um estudo coreano de 2015 apresentou dados sobre a interferência negativa do álcool no sono das pessoas. Por meio de dois questionários, os pesquisadores compararam os resultados masculinos e femininos obtidos deles e constataram que o consumo excessivo de álcool afetava mais o sono dos homens.

 Dr. Fábio Maraschin Haggstram, da Clinica Pneumoso participa do  Congresso Brasileiro de Pneumologia, que está ocorrendo de 11 à 15 de outubro no Rio de Janeiro. Dr. Fábio sempre na busca das constantes atualizações cientificas sobre o sono.

Publicada no periódico Proceedings of the Royal Society B, uma pesquisa da neurocientista brasileira Suzana Herculano-Houzel revelou o que é que determina o tempo necessário de sono para manter o corpo humano saudável. Segundo o estudo, a explicação para o tempo de sono dos mamíferos está relacionada ao tamanho do cérebro deles.

Uma pesquisa realizada na Universidade Washington and Lee, nos Estados Unidos, mostrou que pessoas que trocam muitas mensagens pelo celular à noite são mais propensas a sofrer com insônia, dormir poucas horas ou sentir mais cansaço durante o dia seguinte. Por isso, os pesquisadores recomendam que as pessoas com problemas relacionados ao sono deixem de usar seus celulares antes de dormir.

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