Blog do Sono

Foi só a partir do final de década de 50 que o sono passou a ser compreendido como um processo ativo. Até então, o sono era tratado como um momento passivo, quando cérebro sofria lapsos que induziam ao sono.

Os alimentos podem ser aliados ou adversários do sono. Cálcio, magnésio e potássio são alguns dos minerais que contribuem para a melhora do sono. Por outro lado, alimentos com muito açúcar, cafeína ou chá verde tendem a prejudicar o sono.

Prêmio anunciado nesta segunda-feira (2) foi para três cientistas que desvendaram mecanismos do ritmo circadiano, o relógio interno dos seres vivos que antecipa mudanças ambientais.
Os norte-americanos Jeffrey C. Hall, Michael Rosbash e Michael W. Young levaram o Nobel de Medicina e Fisiologia de 2017 por suas descobertas sobre o ritmo circadiano, o relógio biológico interno dos seres vivos. Juntos, eles foram premiados com 9 milhões de coroas suecas (aproximadamente 3,5 milhões de reais). O prêmio foi anunciado na manhã desta segunda-feira (2) na Suécia, mas as pesquisas foram desenvolvidas nos anos 1980 a partir do estudo de moscas.

Quem não gosta de ter uma ótima noite de sono? Mas quantas pessoas conseguem? Prestar atenção na qualidade do sono é fundamental para uma vida saudável. Por isso, confira as dicas a seguir:

Uma das características da apneia do sono é a roncopatia ou ressonar, que é um som resultante da vibração do palato e das paredes da laringe. Este certamente é o sintoma mais conhecido do distúrbio do sono que apresenta episódios recorrentes de cessação total (apneia) ou parcial (hipopneia) do fluxo aéreo oronasal.

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