Hábitos que influenciam o sono

Dormir bem pode ser fácil ou impossível, mas é algo absolutamente necessário para manter a saúde e evitar problemas futuros. Mas existem hábitos que são prejudiciais ou não a uma boa noite de sono.

A luz do sol

O sol serve para muitas coisas, inclusive, para redefinir seu ritmo circadiano, que é basicamente um relógio interno de 24 horas que está em funcionamento no interior do seu cérebro, regulando ciclos entre sonolência e alerta em intervalos regulares. Caminhar no sol pela manhã ou almoçar ao ar livre vão ajudar a manter este ritmo.

A hora certa de malhar

Embora cada pessoa tenha um ritmo próprio e reaja de forma distinta, é preciso descobrir como seu corpo funciona quando malha de manhã e à noite. Se você é daquelas pessoas que ficam energizadas após os exercícios, malhar à noite não é uma boa opção. Isso porque seu sistema nervoso autônomo pode ficar muito excitado e fazer você demorar mais tempo para pegar no sono.

Exercite-se

Praticar atividade física regular – no horário adequado – é um ingrediente fundamental para a qualidade do sono. Então, nada de preguiça. Vinte a 30 minutos de atividade aeróbica por dia já será ótimo.

Refeições leves à noite

Nada de comer comida pesada à noite, isso prejudica o sono porque uma refeição muito gordurosa pode levar quatro horas para ser digerida. Isso significa que você foi dormir e seu aparelho digestivo está em plena atividade. Coma pouco e bem à noite.

Excesso de bebida

Todos sabem que ingerir bebidas alcóolicas não é bom para a saúde, mas beber muita água à noite pode afetar seu sono, pois vai fazer você levantar de madrugada para ir ao banheiro. Beba bastante água durante o dia e vá reduzindo a quantidade no final.

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