Bons hábitos ajudam a dormir melhor

Dormir bem é o sonho de muitas pessoas, mas nem sempre elas estão dispostas a deixar de usar o celular na cama, de fazer listas mentais sobre as tarefas do dia seguinte à noite, ou de assistir televisão no quarto, etc. Dormir bem requer uma rotina positiva. Por isso, listamos alguns bons hábitos:

Acordou, levante – não fique enrolando na cama ou programando o despertador para daqui a 15/20 minutos. No início, pode não ser fácil, mas programe-se para despertar na hora que dê tempo de fazer tudo o que precisa antes de sair de casa. Aqueles minutos a mais de sono não têm a qualidade necessária a acabam gerando estresse.

Olhe a luz do dia – se seu trabalho o faz ficar dentro de um escritório somente com luz artificial, procure uma janela para olhar a luz do dia. Estudo publicado na Journal of Clinical Sleep Medicine diz que pessoas sem acesso à luz natural durante o dia dormem 46 minutos a menos do que as demais.

Esqueça os gadgets – seja smartphone, tablet ou notebook, não importa, mantenha-os longe de você uma hora antes de ir dormir. Televisão no quarto também não é recomendado. A luz artificial destes aparelhos interfere nos níveis de melatonina, o hormônio do sono.

Evite o álcool – bebida alcóolica, ou contrário do que muitos acham, não contribui para uma boa noite de sono. O álcool à noite ativa as ondas cerebrais e faz com que as pessoas adormeçam mais depressa, mas a qualidade de sono ao longo da noite é péssima.

Pratique exercícios – atividades físicas são benéficas também para melhorar a qualidade do sono. Ainda mais se a pessoa for obesa e começar a perder peso pelos exercícios.

Ajuda médica – se os hábitos acima fazem parte da sua rotina, mas seu sono não é bom, então, procure ajuda profissional. Não perca tempo, pois os malefícios de noites mal dormidas vão se acumulando com o tempo.

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