Você sabia que bruxismo é um distúrbio do sono?

Na maioria das vezes, o bruxismo – ranger dos dentes durante o sono – é diagnosticado pelo dentista, mas ele é um dos vários distúrbios do sono existentes. Não se sabe ao certo suas causas, mas estresse, ansiedade e eventuais problemas neurológicos podem desencadear o problema, que costuma gerar dor de cabeça, dor facial, desconforto ao morder, além do desgaste do esmalte dos dentes. Mas seu tratamento necessita de profissional especializado em distúrbios do sono como o bruxismo e os demais a seguir.

Insônia – é um distúrbio que acomete cada vez mais pessoas, seja pela dificuldade em pegar no sono, seja pelos microdespertares durante o sono. Mulheres e idosos têm maior tendência a ter insônia, que pode ser temporária e estar ligada a algum fato recente. Mas se persistir por mais de um mês, é preciso procurar ajuda profissional.

Ronco e apneia - a síndrome da apneia e hipopneia obstrutiva do sono é um distúrbio do sono comum e causa a diminuição do oxigênio no organismo, fazendo com que a pessoa acorde para respirar, atrapalhando o sono. Homens e pessoas obesas são mais propensas e apresentarem ronco e apneia. Várias podem ser as causas e, para tratar o problema, é preciso fazer uma polissonografia (exame do sono) para que o médico prescreva o melhor tratamento.

Pesadelos – crianças são as mais afetadas por este tipo de distúrbio. Entre 20% e 30% das crianças de 5 a 12 anos de idade têm um pesadelo a cada seis meses. O sonho com maior carga emocional, capaz de aumentar os batimentos cardíacos e a frequência respiratória, além de produzir suor, faz com que a pessoa desperte e tenha dificuldade para voltar a dormir devido à carga emocional do pesadelo.

Terror noturno – é comum que este distúrbio esteja associado aos pesadelos, ambos se manifestando na mesma noite. Raramente, adultos apresentam terror noturno - menos de 1%. Já crianças de 5 a 7 anos têm maior propensão ao distúrbio que atinge cerca de 3% delas. O terror noturno faz com que a criança se sente na cama com expressão de medo, ofegante, suando e com batimentos cardíacos elevados, podendo durar de 30 segundos a 5 minutos. Quando termina, a criança volta a dormir sem nada lembrar no dia seguinte.

Tudo Sobre o Sono

Agende seu exame na pneumosono.

A melhor infraestrutura para você!