Dormir bem é tudo!

Qualquer pessoa consegue perceber que uma noite bem dormida faz toda diferença no decorrer do dia. Mas um estudo, recentemente divulgado na revista científica Sleep Journal, realizado pela Universidade de Warwick, no Reino Unido, conseguiu quantificar monetariamente esse benefício.


O objetivo da pesquisa foi examinar a associação de mudanças no sono com subsequente saúde e bem-estar na população em geral. Segundo os pesquisadores, iniciativas que visam proteger uma quantidade crítica de sono, promover a qualidade do sono e reduzir o uso de medicação para dormir podem ser de grande valia para a saúde pública, uma vez que pessoas que dormem bem ficam menos doentes e recorrem menos aos serviços públicos de saúde. Ou seja, o poder público cuidar para que a população durma bem é investir na prevenção de doenças e na economia de gastos com problemas decorrentes da baixa qualidade do sono.

Dormir bem é como ganhar na loteria
Dormir bem faz com que o indivíduo acorde de forma a conseguir prolongar a sensação de bem-estar e felicidade ao longo do dia, gerando uma sensação de satisfação equivalente a ganhar cerca de R$ 700 mil na loteria. Esta foi a conclusão do estudo que acompanhou 30.954 pessoas, sendo 56% do sexo feminino com idade média de 47 anos, durante quatro anos.
“Quantas horas em média você dormiu durante o último mês”, “Que nota você daria ao seu sono?” e “Com que frequência você fez uso de remédios para dormir?” foram algumas das perguntas que os participantes da pesquisa tiveram que responder. As pessoas que tinham um sono mais saudável na rotina apresentaram níveis de saúde mental e emocional melhores dos que os indivíduos cuja qualidade do sono era pior.

É preciso perseguir qualidade do sono
Para uma das pesquisadoras responsáveis pelo estudo, Dra. Nicole Tang, dormir melhor é uma condição que deve ser perseguida por qualquer pessoa que não tenha uma boa qualidade do sono. Isso não deve ficar restrito apenas a quem apresenta distúrbios do sono. Segundo a pesquisadora, entender a rotina da pessoa é a chave para descobrir por que há pessoas que dormem bem e outras não.

 

Tudo Sobre o Sono

Agende seu exame na pneumosono.

A melhor infraestrutura para você!