Os prejuízos do sono ruim para a visão

Quem nunca sofreu com uma noite mal dormida? Pior ainda, quantas pessoas você conhece que reclamam de sempre dormir mal? Você é uma delas? Então, preste atenção! Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os distúrbios do sono atingem 4 em cada 10 pessoas em todo o mundo.

Pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente (IPOM) apurou que 69% dos brasileiros avaliam seu próprio sono como ruim ou insatisfatório, com problemas que vão desde a dificuldade  iniciar o sono até acordar várias vezes durante a noite. Se você respondeu sim à última pergunta, então, você não está sozinho e precisa ler este texto.
O sono é vital para a saúde. É no período em que estamos dormindo que o organismo realiza uma série de funções necessárias ao bom funcionamento do nosso corpo. Ele é importante para o desenvolvimento normal do cérebro e para os processos de memória e aprendizado. 
A rotina de dormir mal pode causar vários prejuízos. No curto prazo, a privação do sono pode provocar dores no corpo, cansaço e sonolência durante o dia, lentidão do raciocínio, perda da memória de fatos recentes, comprometimento da criatividade, redução da capacidade de planejar e executar, irritabilidade, desatenção e dificuldade de concentração, alterações repentinas de humor. Já no longo prazo, outros problemas surgem, como a falta de vigor físico, diminuição do tônus muscular, comprometimento do sistema imunológico, envelhecimento precoce, tendência a desenvolver obesidade, diabetes, entre outras.
Mas os problemas podem ir além e afetar sua visão porque ficar muitas horas com os olhos abertos e passar noites em claro afeta as estruturas dos olhos, já que diminui o tempo de lubrificação ocular que acontece à noite. Como a imunidade e capacidade do organismo reagir e combater infecções ficam prejudicadas, contrair conjuntivite viral e bacteriana ou ter conjuntivite alérgica, principalmente, no inverno ou em períodos de seca prolongada fica mais fácil. O organismo passa a ter dificuldades em reagir de forma equilibrada às agressões externas, o que pode desencadear uma série de problemas. Portanto, se seu sono não é de qualidade, procure um especialista para evitar que outros problemas surjam.

Tudo Sobre o Sono

Agende seu exame na pneumosono.

A melhor infraestrutura para você!