Dicas para melhorar o seu sono

Segundo pesquisas, dormia-se, em média, 9 horas por noite em São Paulo no início do século passado. Hoje, dorme-se apenas 6 horas. Um dos culpados mais antigos é a luz elétrica. Um dos mais novos é o celular (smartphone). A qualidade do sono diminuiu com o passar dos anos e, por esse motivo, é necessário fazer uma “higiene” do sono, evitando certas coisas e incorporando outras ao nosso dia a dia. Confira a seguir dicas para melhorar o sono.

• Hormônio secretado à noite e no escuro, a melatonina é a responsável por fazer as pessoas adormecerem. Por isso, é importante que as pessoas evitem a exposição à luz para ter um sono de qualidade. E para ajudar nisso, que tal desligar a televisão e o celular para deixar o ambiente do quarto totalmente escuro? E se houver luminosidade da rua entrando no quarto, coloque uma cortina na janela ou uma máscara nos olhos.

• Acredite: ruídos menores prejudicam seu sono. Por mais que você esteja acostumado com eles e consiga dormir, seu sono não está tendo a qualidade necessária para o seu bem-estar e a sua saúde. Isso porque, segundo especialistas, os barulhos despertam a pessoa em intervalos curtos sem que ela perceba, resultando em sensação de cansaço ao acordar pela manhã. Portanto, elimine qualquer barulho para dormir bem. Em casos que o barulho vem da rua, a dica é fazer uso de um protetor auricular.

• Pare de pensar que o consumo de alguma bebida alcoólica antes de dormir vai lhe ajudar a ter um sono melhor. É possível que consiga dormir rapidamente, mas não será um sono tranquilo. A razão é simples: o álcool é um depressor do sistema nervoso e, como tal, pode até gerar sonolência, mas acaba por perturbar o sono. A dica é tomar bebidas alcoólicas ao menos três horas antes de dormir.

• Atenção aos remédios! Ansiolíticos e antidepressivos são tipos de medicamentos que atrapalham e alteram o sono. Eles só devem ser usados com orientação médica e de forma criteriosa para que a qualidade do sono não seja influenciada negativamente. Além disso, cuidado com alguns problemas respiratórios, como ronco e apneia do sono, que interferem na qualidade do seu sono e dos outros que dormem com você.

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