Cansaço e sono durante o dia não é um bom sinal

Cansaço e sono durante o dia não é um bom sinal

Se sentir sempre cansada e com sono durante o dia não é um bom sinal. Embora muitas vezes estes sintomas estejam associados a uma rotina intensa de trabalho e estudo, a continuidade deles mesmo após boas noites de descanso pode significar um problema mais sério.

A apneia obstrutiva do sono é um dos distúrbios que provocam a interrupção do sono, diminuindo a qualidade dele e levando a pessoa a sentir muito cansaço durante o dia. A insônia é outro complicador e consiste na dificuldade em adormecer ou manter o sono pelo tempo suficiente para o bem do organismo. Por último, vale citar a narcolepsia, embora seja menos comum. Esse distúrbio faz com que a pessoa adormeça durante o dia – mesmo quando está no trabalho ou até dirigindo.

Em qualquer um dos casos, a pessoa deve buscar ajuda médica. Há tratamentos comportamentais, psicológicos e medicamentosos para tratar estes e outros problemas que possam estar prejudicando o sono e, consequentemente, a qualidade de vida das pessoas.

Dicas para diminuir o excesso de sono durante o dia

Primeiramente, procure um médico para avaliar seu estado de saúde. Agora, se você está se sentindo muito sonolento durante o dia, algumas mudanças de hábitos podem ajudar a melhorar isso. Confira:

Sono adequado
Adultos necessitam, em média, de sete a nove horas de repouso por noite. E adolescentes de um total de nove horas. Por isso, deite mais cedo para ter um tempo de sono adequado.

Sem distrações na hora de dormir
A hora de ir dormir não é o melhor momento para ler, assistir televisão ou usar o computador (smartphone). Do contrário, isso afeta o sono e dificulta que o seu cérebro se “desligue” para dormir.

Rotina
Se você tem problema de sonolência, a recomendação é que você crie uma rotina para você. Ou seja: vá para cama à noite e se levante no outro sempre nos mesmos horários, até aos finais de semana.

Refeições noturnas e leves
A última refeição do dia deve ser realizada de duas a três horas antes de dormir. E essa refeição deve ser devidamente leve, com alimentos livres de açúcar ou cafeína.

Exercícios físicos
A prática regular de exercícios físicos oferece benefícios para a saúde em geral e para o sono. Os exercícios aeróbicos, por exemplo, são os melhores, pois ajudam a pessoa a adormecer mais fácil e dormir profundamente.

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