Qualidade do sono dos jovens brasileiros

Pesquisa avalia qualidade do sono dos jovens brasileiros

Em parceria com o Instituto Sou+Jovem, o Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente (IPOM) realizou, entre outubro de 2014 e janeiro de 2015, uma pesquisa que avaliou a qualidade do sono dos jovens brasileiros. De acordo com os resultados, 88% dos jovens ouvidos avaliam seu sono como ruim ou insatisfatório, relatando dificuldades para dormir.

À pesquisa, 47% dos jovens afirmaram que acordam e dormem várias vezes ao longo da noite, e 43% dormem de 3 a 5 horas por noite apenas. Com as noites mal dormidas, 58% destes jovens já acordam cansados e 94% declaram que sentem sonolência ou queda de rendimento ao longo do dia. Como forma de compensar a insônia, 59% deles costumam dormir cerca de cinco horas a mais aos finais de semana.

Entre os 1.830 jovens de 14 a 18 anos de idades que participaram da pesquisa, a insônia é apontada como o principal distúrbio ligado ao sono. Além disso, 53% dos entrevistados afirmaram ter perdido o sono devido a preocupações relacionadas aos estudos. Também 53% dos jovens relataram que as preocupações financeiras são fatores que dificultam o sono.

As consequências da má qualidade do sono

Em médio e longo prazo, a má qualidade do sono pode originar diversos transtornos comprometedores, como alterações de humor e comportamento. Por exemplo, o indivíduo que tem uma noite mal dormida pode passar o dia sentindo-se sonolenta e com sua concentração afetada. O sono ruim também pode acarretar outras consequências, como ganho de peso, indisposição para atividades físicas, mau humor e dores de cabeça.

Ao não atingirem um sono profundo e reparador com regularidade, as pessoas tendem a ficar mais irritadas e estressadas e passam a ter dificuldades para relaxar. Problemas de memória também podem ser originados com as noites mal dormidas, já que durante o sono o conhecimento adquirido no decorrer do dia é revisto e armazenado pelo cérebro. No caso dos jovens, dormir mal pode interferir no desempenho escolar.

Tudo Sobre o Sono

Agende seu exame na pneumosono.

A melhor infraestrutura para você!