Temperaturas amenas favorecem o bom sono, entenda por que

Para dormir melhor, existe uma temperatura ideal e vários outros fatores que afetam diretamente a qualidade do sono. Em geral, uma temperatura agradável é entre 21°C e 23°C, mais comum na primavera. 

 

Ambientes extremos, seja de calor ou frio, podem atrapalhar o sono e dificultar uma noite relaxante e de descanso. No verão, as temperaturas muito quentes são uma das principais causas de insônia durante a noite. A pressão sanguínea se eleva neste caso, acelerando o metabolismo e deixando o sono em estado de alerta. Já as temperaturas muito baixas podem causar problemas de saúde, como tremores e contrações musculares, dificultando o sono profundo.

 

No caso do uso de ar-condicionado, o ar seco liberado pode ocasionar irritação da garganta, tosse, espirros e coceira no nariz. Além disso, é comum haver o ressecamento das vias aéreas, facilitando o surgimento de alergias e o contágio por doenças infecciosas. Por essas razões, muitos consideram a primavera a melhor estação para o sono, já que as temperaturas estão mais amenas. 

 

Independentemente da época do ano, as dicas são as mesmas: manter o ambiente arejado, cuidar a postura, usar travesseiros de qualidade, adotar horários regulares para dormir e acordar, comer alimentos leves antes de deitar e deixar o ambiente silencioso e escuro. Práticas simples, mas que fazem diferença no sono de qualidade. 

 

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