Sono ruim? Problema pode afetar o sistema imunológico, entenda

Dormir pode não ser a prioridade de muitas pessoas, mas deveria. O sistema imunológico precisa de boas horas de sono. Esse período é essencial na manutenção dos linfócitos e na proteção do organismo. Até mesmo a resposta às vacinas pode ser comprometida em pessoas com o sono prejudicado. Porém, a maioria da população não faz ideia disso.

 

A revista científica American Physiological Society, em um estudo divulgado em 2019, revelou uma ligação intrínseca entre sono e imunidade, conforme uma extensa revisão de pesquisadores da Alemanha e dos Estados Unidos. Isso se explica porque é durante o sono que acontecem vários processos importantes para o organismo. É o momento mais intenso de formação das células na medula óssea, os famosos leucócitos. Nesse período, ocorre também a consolidação da memória no Sistema Nervoso Central e redução nos níveis de cortisol (hormônio associado ao estresse e aumento nos hormônios de crescimento. 

 

Já deu para perceber que o sono adequado é bom no funcionamento do corpo em geral, certo?  Em 2017, pesquisadores dos Estados Unidos compararam os níveis de anticorpos contra o vírus Influenza em dois grupos de estudantes universitários: os que apresentavam episódios de insônia e os que não tinham. Os resultados revelaram que a imunidade era reduzida no grupo com mau sono, e a insônia foi apontada como um fator de risco. 

 

Inclusive a resposta das citocinas, substâncias que contribuem com a reação inflamatória do corpo, são afetadas pelo sono: o excesso de citocina circulante deixa o sono mais superficial. O sono ajuda a acalmar esse sistema, servindo como remédio natural. Não é à toa que as mães mandam descansar e dormir quando os filhos estão resfriados. Períodos de privação do sono geram um estágio pró-inflamatório no organismo, por isso que dormir mal está associado ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes. Romper esse ciclo é fundamental. 


Confira aqui algumas estratégias para melhorar o seu sono. Você vai ver os resultados no dia a dia, aumentando a produtividade e a qualidade de vida.

Tudo Sobre o Sono

Agende seu exame na pneumosono.

A melhor infraestrutura para você!