Explicando mitos e verdades sobre o sono

Já cansamos de falar por aqui que o sono é muito importante para a boa saúde. Dormir bem é fundamental na preservação da memória, do aprendizado e da produtividade, influenciando até mesmo na criatividade e estabilidade emocional. 

 

Uma pesquisa da Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega, de 2013, revelou que muitas noites em claro podem causar inclusive problemas no coração. Os cientistas acompanharam 50 mil voluntários, com idades entre 20 e 89 anos durante mais de uma década. No início, ninguém apresentou distúrbios cardiovasculares. Depois de 11 anos de observação, as pessoas com mau sono relataram sintomas como exaustão e falta de ar.

 

Outros estudos, mas da Faculdade de Medicina de Pittsburgh, nos Estados Unidos, também apontaram que, além de problemas no coração, outros sistemas corporais são afetados pelo sono inadequado, como pulmões, rins, apetite, metabolismo e funções imunológicas. O ideal é dormir entre sete a nove horas, ok? Como o assunto tem muitos mitos e verdades, a gente resolveu explicar pra você os principais:

 

1 - O ronco prejudica a saúde = VERDADE. 

O ronco é a vibração das vias aéreas em decorrência de uma dificuldade da passagem de ar. Muitas vezes, causa quebras frequentes e breves do sono, ocasionando a sonolência diurna. Pode ser um sinal de apneia do sono e exige investigação. 

 

2 - Consumir bebidas alcoólicas ajuda a dormir melhor = MITO

O álcool provoca um efeito de sonolência em um primeiro momento, mas é apenas uma falsa sensação da embriaguez. Estas bebidas são, na verdade, estimulantes, o que deteriora a qualidade do sono. 

 

3 - Precisamos dormir de seis a oito horas, mesmo se forem divididas ao longo do dia = MITO

O melhor sono é o ininterrupto. O aconselhável é dormir à noite, em ambientes totalmente escuros, silenciosos e bem ventilados, sem a presença de animais domésticos. A claridade e o barulho podem prejudicar o sono. 

 

4 - Dormir ajuda no crescimento das crianças = VEDADE

É preciso respeitar os limites recomendados a cada idade. O pico dos hormônios de crescimento é à noite, por isso a criança deve ter um bom sono para não ter a estrutura afetada. 

 

5 - Atividades físicas atrapalham o sono - VERDADE

Os exercícios físicos são fundamentais para uma vida mais saudável, mas devem ser realizados até cinco horas antes de dormir pelas pessoas com problemas com o sono. A atividade física aumenta a excitabilidade, o que prejudica o descanso noturno.

 

6 - É bom cochilar à tarde = VERDADE

Sim! Desde que não ultrapasse os 40 minutos após o almoço. Caso contrário, o sono noturno começa a ficar prejudicado. 

 

7. É normal dormir durante o dia e ficar acordado à noite = MITO

 

Esse é um problema fora dos padrões da normalidade. Fomos programados para dormir de noite, com a ausência de luz e secreção de melatonina, além da queda da temperatura do corpo. Pessoas que dormem durante o dia não apresentam a mesma qualidade do sono.

 

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