Sinusite tem relação com apneia do sono?

Tanto a sinusite como a apneia são inimigas do bom sono. A primeira ocorre quando há obstrução parcial ou total das vias respiratórios, podendo causar boca seca, sonolência, dificuldade na concentração e dores de cabeça,além do ronco.

 

A sinusite, por sua vez, ocorre quando há inflamação da mucosa da região conhecida como “seios da face”, que envolve as cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. A relação da apneia com a sinusite existe: ambas afetam a qualidade do sono. É comum que a pessoa com sinusite acorde muitas vezes durante a noite para beber água e evitar o ressecamento na garganta e boca. O sono fica fragmentado, prejudicando o descanso do corpo e da mente. 

 

Por causa da congestão nasal, quem tem sinusite pode ter mais chances de roncar durante o sono. O motivo é bem simples, porque as narinas se fecham e a boca fica aberta, o que favorece a obstrução parcial das vias respiratórias, produzindo esse som. Um estudo realizado pelo Centro de Pesquisa do Sono, em Taiwan, apontou a conexão da sinusite e apneia: os especialistas acompanharam, por cinco anos, 4.855 pacientes não diagnosticados com a doença.

 

Os resultados apontaram que cerca de 7% dos portadores foram posteriormente diagnosticados com sinusite, contra 2% do outro grupo. A pesquisa não relaciona de forma direta a apneia e sinusite, embora a apneia aumente levemente o risco de se desenvolver sinusite. A relação está apenas na dificuldade de respirar durante o sono. Na apneia, a obstrução da passagem de ar é ocasionada pelo relaxamento excessivo dos músculos; na sinusite, ocorre pela congestão nasal, que piora ao deitar. 

 

Se você tiver sinusite, a melhor forma de tratar é procurando ajuda médica para receber a prescrição correta. A apneia também exige tratamento, assim os episódios de crise são evitados, melhorando a qualidade do sono. Fato é que a congestão nasal e as inflamações causadas pela sinusite são fatores de risco para a apneia, pois favorecem a obstrução das vias aéreas. Informe-se, agende uma avaliação do seu sono e valorize a boa saúde! 

 

Tudo Sobre o Sono

Agende seu exame na pneumosono.

A melhor infraestrutura para você!