Como uma boa noite de sono ajuda na imunidade?

Se você precisava de motivos para valorizar o sono, nós temos um que se tornou ainda mais importante durante a pandemia de covid-19: a imunidade. É isso mesmo: dormir bem ajuda nesse aspecto, além de proporcionar uma melhor qualidade de vida. 

 

Diversos estudos têm apontado as vantagens para o organismo. Pesquisadores da Alemanha descobriram, inclusive, que o sono profundo ajuda as células imunológicas, conhecidas como células T, a enfrentar as infecções. Estas células lutam contra patógenos intracelulares, ou seja, agentes estranhos e que causam doenças, como o vírus da gripe e do HIV. A comprovação do papel do sono nesse sistema veio com a investigação das células T de voluntários saudáveis, que valorizavam o sono, comparadas com as células T de voluntários que dormiam mal. 

 

A descoberta? Os participantes do estudo que dormiam bem apresentavam células T em níveis mais elevados de atividade. O estudo indica, assim, que o sono tem um fator essencial na melhora do funcionamento dessas células, fortalecendo a defesa do organismo a possíveis infecções. 

Tudo Sobre o Sono

Agende seu exame na pneumosono.

A melhor infraestrutura para você!