Maus hábitos que prejudicam seu sono

Para dormir de forma natural e tranquila, é recomendável não ter nenhum dos hábitos listados a seguir. Eles comprometem uma boa noite de sono. Veja abaixo dos maus hábitos, o que fazer para melhorar sua qualidade do sono.

• Não recebe luz solar pela manhã
No período da manhã, é importante ficar exposto à luz do sol para redefinir o ritmo circadiano, processo estabelece o ritmo de todas as funções do corpo. A luz solar ajuda a deixar a pessoa alerta durante o dia e a prepara para sentir sono com mais facilidade à noite, no momento adequado.

• Malhação na hora errada
A melhor hora de malhar é pela manhã ou à noite? Isso vai depender de como a pessoa se sente após se exercitar. Se ela se sente energizada após os exercícios, melhor malhar pela manhã. Mas se sente mais calma após malhar, pode treinar à noite. Em geral, malhar antes de dormir não é aconselhável, pois a atividade causa muita agitação no sistema nervoso autônomo, o que pode fazer com que a pessoa demore mais tempo para pegar no sono.

• Atividade física com pouca frequência
Para melhorar a qualidade do sono, pratique regularmente uma atividade física. Estudos já comprovaram que 20 a 30 minutos de alguma modalidade aeróbica (andar, correr, nadar e pedalar) todos os dias pode ajudar as pessoas a ter uma boa noite de sono.

• Luzes acesas até pegar no sono
Para ajudar na produção de melatonina, hormônio do sono que regula o relógio biológico, é necessário deixar o quarto totalmente escuro cerca de 90 minutos antes de dormir. Portanto, não fique lendo ou usando celular na cama (imagem).

• Come muito no jantar
À noite, uma refeição pesada ou gordurosa não é muito recomendada. Isso porque essa refeição pode demorar até quatro horas para ser digerida. Ou seja, se o jantar for servido às 20h, seu organismo estará digerindo a comida até à meia-noite. Comer muito à noite também pode ocasionar azia ou refluxo. Coma pequenas e pouco calóricas refeições antes de dormir.

• Bebe muito líquido antes de dormir
Se levantar à noite para fazer “xixi” pode atrapalhar o seu sono. Por esse motivo, recomenda-se evitar consumir muita água, chá ou suco antes de ir para a cama dormir.

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