O que é verdade quando o assunto é o sono?

A preocupação com a qualidade do sono não é de hoje. Muitas pesquisas vêm demonstrando a importância de priorizarmos esse assunto, reservando pelo menos sete horas diárias e ininterruptas de sono todos os dias. 

 

A maioria das pessoas considera isso um desafio, afinal, vivemos em meio às incertezas e a rotinas desgastantes. Só que horas a menos podem afetar a memória, o aprendizado, a criatividade e a tão desejada produtividade.  Segundo um estudo da Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega, publicada em 2013, as noites em claro podem causar até mesmo problemas no coração. Estudos da Faculdade de Medicina da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, revelaram que não é só o coração quem sofre as consequências: os pulmões, rins e o metabolismo como um todo são afetados. 

 

A privação do sono tem efeitos negativos e que são sentidos na memória concentração, nos reflexos, na imunidade e irritabilidade. Muitos trabalhos acadêmicos vêm demonstrando uma modulação da expressão de vários genes devido ao sono insuficiente. Na prática, isso significa que genes presentes em processos inflamatórios podem ficar mais ativos. Para tentar melhorar a qualidade do sono, explicamos alguns mitos e verdades envolvendo o tema:

 

1. Quanto mais de dorme, melhor - MITO. O recomendado é dormir entre sete e nove horas diárias.

 

2. O ronco prejudica a saúde - VERDADE. O ronco é a vibração das vias aéreas (nariz e garganta) por causa de uma dificuldade da passagem de ar. Muitas vezes, provoca “quebras” frequentes e breves do sono, provocando a sonolência diurna. Pode ser, também, um sintoma de apneia do sono.

 

3. Ingerir bebidas alcoólicas ajuda a dormir bem - MITO. O álcool demonstra, inicialmente, um efeito de sonolência, mas é uma falsa sensação. As bebidas alcoólicas são estimulantes, prejudicando o bom sono.

 

4. O que importa é dormir sete a nove horas, mesmo divididas ao longo do dia - MITO. O melhor sono é o ininterrupto. Indica-se, por isso, dormir à noite, em ambientes escuros, silenciosos, limpos e bem ventilados. 

 

5. Dormir ajuda no crescimento das crianças - VERDADE. É necessário seguir os limites indicados a cada idade. Isso acontece porque o pico do hormônio do crescimento é no período noturno. 

 

6. Fazer atividade física antes de dormir é ruim para o sono - VERDADE. Embora a prática de exercícios seja fundamental ao bem-estar físico e emocional, o recomendado é escolher até cinco horas antes de dormir. 

7. Cochilar à tarde faz bem - VERDADE. Cuide somente para não ultrapassar 40 minutos após o almoço. Mais do que isso, pode prejudicar o sono noturno.

 

8. Dormir durante o dia e ficar acordado à noite é normal - MITO. Esse problema pode ser uma síndrome e não é normal. Fomos programados para dormir de noite, quando há ausência de luz, secreção da melatonina (hormônio regulador do sono) e queda na temperatura corporal. 

 

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos, coloque-as em prática e veja os resultados na melhora do seu sono! 

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