Entenda como a pandemia afeta o sono

Provavelmente existem apenas dois aspectos que unem todas as pessoas: a morte e o sono. A pandemia do novo coronavírus veio para modificar ambos. O medo do vírus, do desemprego e a saudade da rotina antiga trazem mais ansiedade, dificultando na hora de dormir. 

 

Calma, porque tudo é passageiro. Uma hora, vamos superar essa situação. Porém, há chance de que as noites de mau sono se tornem em algo com consequências ruins a longo prazo. Boa parte das pessoas pode estar com o sono prejudicado por causa da falta de organização e rotina. Nos mais jovens, isso é bastante comum, já que passam muito tempo em jogos on-line e interagindo nas redes sociais. Avançam a madrugada assim e, então, o ritmo biológico é desregulado. Com horários delimitados, é possível voltar à rotina. 

 

Existem outros fatores como ansiedade, medo e preocupação, capazes de desencadear diversos problemas. Nesse caso, predomina a desesperança, com sentimento de angústia e depressão. É comum apresentar dificuldade para dormir ou acordar diversas vezes no meio da noite. A insônia e as demais perturbações do sono sinalizam que algo não está bem. Esses distúrbios começam a fazer parte da rotina quando não são resolvidos.  

 

O sono é muito importante, contribuindo, inclusive, na boa imunidade. Algumas atitudes de “higiene do sono” fazem toda a diferença. O primeiro passo é estabelecer uma rotina, valorizando a adoção de hábitos saudáveis.  Organize horários fixos para dormir todos os dias. Mantenha o quarto como um local tranquilo e confortável: o ideal é não trabalhar, comer ou estudar nesse ambiente. Evite alimentos pesados e bebidas estimulantes antes de dormir. Expor-se à luz do celular/computador também é nocivo: o cérebro precisa relaxar. 

 

Quando todas essas estratégias forem colocadas em prática e, ainda assim, o sono continuar desregulado e ruim, procure ajuda de um profissional. Se você sente cansaço o dia inteiro, sem disposição e com dificuldade para dormir há alguns meses, agende sua avaliação conosco. O assunto é sério e precisa de tratamento! 

Tudo Sobre o Sono

Agende seu exame na pneumosono.

A melhor infraestrutura para você!