Qual o melhor horário para trabalhar? E dormir?

O sono é fundamental em nossas vidas, mas muitas vezes priorizamos o trabalho. Dados recentes do Ministério do Trabalho comprovam essa afirmação: estima-se que 15 milhões de brasileiros troquem o dia pela noite na hora das atividades laborais.

 

Só que trabalhar à noite pode ser um problema maior do que você pensa. Nosso corpo é programado para dormir quando está escuro, já que a diminuição da luminosidade ajuda na produção de melatonina, hormônio regulador do início do sono. A qualidade do sono também é superior neste período: o corpo produz substâncias como a leptina, que regula a saciedade da pessoa, e a insulina, responsável pela metabolização dos carboidratos. 

 

Por isso, a dica é ter regularidade na hora de dormir. Estabeleça uma rotina e horários bem definidos. Assim, é possível criar um relógio biológico, priorizando o sono todos os dias. Isso ajuda seu organismo a sentir menos impacto com a rotina invertida de sono. Também tenha cuidado com a luminosidade: mantenha o quarto silencioso e escuro. Use cortinas, deixe o ambiente arejado e sem ruídos. Nosso organismo diminui a temperatura corporal para dormirmos, então, se estamos mais quentes, a qualidade do sono pode ser afetada. 

 

 

Nada de usar substâncias estimulantes como a cafeína perto de dormir, certo? Evite o uso em horários próximos ao sono, pois o estado de alerta é despertado, dificultando o adormecer. Coloque todas as dicas em prática e valorize a boa qualidade de vida. 

 

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