É impossível ficar bem dormindo menos de 8 horas

Muita gente dorme pouco e acha que está sendo produtiva. Essa ideia é um mito que, na verdade, pode causar graves danos a longo prazo, até mesmo se você dorme pelo menos 6 horas por noite.

 

A verdade é que ninguém fica ótimo só com 4 ou 5 horas de sono. Embora algumas pessoas aleguem que esse é o segredo do sucesso, é melhor não acreditar. Estudos mostram que a privação do sono é mais discreta do que pensamos. Dez dias dormindo 6 horas, por exemplo, já ocasiona o mesmo efeito cognitivo do que passar uma noite inteira acordado: o reflexo diminui, bem como a velocidade de reação e a capacidade de interpretação. 

 

Um experimento realizado na Universidade da Califórnia, em Berkeley, exemplifica isso: os voluntários deveriam dormir 8 horas em uma noite. No dia seguinte, fizeram provas escritas e testaram seus reflexos, além de serem colocados em tarefas tediosas para que se analisasse como foi a distração. Depois, foram divididos em grupos. O primeiro continuou a dormir 8 horas, o segundo 6 horas, e o terceiro 4 horas. O último grupo precisou virar a noite por até três dias seguidos. A cada dia, os testes eram feitos de novo. 

 

O grupo que passou horas em claro teve, obviamente, os primeiros indícios de problema, com um desempenho equivalente ao de um bêbado. Os outros grupos demoraram, mas chegaram neste ponto: quem dormiu 4 horas teve um resultado pior a cada dia. No 3°, a perda cognitiva era igual à de uma noite de insônia. Quem dormiu 6 horas levou 10 dias até chegar no estágio de “álcool” da cognição atrapalhada. O curioso é que os participantes não perceberam suas atividades declinarem e acreditavam em um desempenho ótimo. 

 

 

Engana-se também quem pensa que é possível recuperar as horas perdidas no fim de semana. A compensação não funciona: após o experimento, os voluntários poderiam dormir o quanto desejassem por três dias. A cognição melhorou, mas ainda abaixo do nível inicial. Os pesquisadores concluíram, portanto, que dormir horas no sábado e domingo não é suficiente para estabilizar o sono. 

 

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