Problemas no sono? Causas podem ser variadas, entenda

Irritação, desânimo e falta de memória são comuns no seu dia a dia? Esses sintomas são uma resposta do organismo de que algo está errado. Percebê-los pode ser mais simples do que entender a causa. 

 

Em geral, sinais como os mencionados acima são comuns em pessoas com problemas no sono ou depressão. Mulheres apresentam com maior frequência esses sintomas, já que exercem jornada dupla de trabalho e sofrem oscilações hormonais. É fundamental realizar o diagnóstico correto para que o tratamento adequado seja iniciado. Para isso, procurar um médico e explicar as queixas faz toda a diferença: cerca de 30% dos adultos, por exemplo, têm apneia do sono, mas não procuram ajuda.

 

Sem tratar o problema, o quadro pode piorar. Se o paciente tiver depressão, há três vezes mais chances de a doença voltar caso o problema do sono não seja tratado. O mesmo acontece do outro lado: quem tem depressão apresenta 70% mais chances de perder o sono. Por isso, é necessário cuidar dos sinais que o corpo dá, pois ajudam muito a detectar a causa. 

 

O cansaço pode ser sinal de:

Ansiedade - mente funciona exaustivamente, acelerando as ondas elétricas do corpo.

Estresse - hormônios cortisol e noradrenalina ficam ativados, impedindo o descanso do cérebro.

Anemia - corpo recebe menos oxigênio devido à falta de hemoglobina e fica com pouca energia.

Apneia do sono- esforço para respirar pode deixar o sono fragmentado.

Insuficiência cardíaca - quantidade bombeada de sangue é insuficiente para suprir as demandas do organismo. 

 

A falta de sono traz riscos à saúde. Dormir menos de 6 horas por dia intensifica as chances de AVC, hipertensão, infarto, arritmia, obesidade e diabetes. O ideal é dormir de 7 a 8 horas por noite. Algumas dicas que ajudam na qualidade do sono é definir os horários e criar uma rotina, evitar bebidas estimulantes à noite, comer duas horas antes de dormir e não ficar na cama se estiver com dificuldade de dormir. 

 

Tudo Sobre o Sono

Agende seu exame na pneumosono.

A melhor infraestrutura para você!