ORIENTAÇÕES PARA HIGIENE DO SONO

Estas orientações podem ajudar a ter melhor qualidade de sono, independente do problema apresentado: 

 

  1. Procure deitar e se levantar em horários regulares todas as noites; 
  2. Vá para a cama somente quando estiver sonolento, com sono; 
  3. Não use a cama para leitura, ver televisão ou alimentar-se, prefira a sala ou outro ambiente. A cama deve estar relacionada como ato de dormir; 
  4. Evite ficar na cama sem dormir. Se necessário levante e faça uma atividade calma até ficar sonolento novamente. Ficar na cama rolando de um lado para outro gera estresse e piora a insônia; 
  5. Estabeleça um ritual de relaxamento antes de se deitar; um banho quente, diminuir a luminosidade do quarto enquanto se prepara paea deitar; 
  6. Evite uso de álcool e de cafeína pelo menos 6 horas antes do seu horário de dormir; 
  7. Não se alimente próximo ao horário de dormir;
  8. Evite cochilos durante o dia; eles atrapalham seu sono à noite. 
  9. Procure se ocupar durante o dia, evitando o ócio. 
  10. Faça atividades físicas regularmente, porém evite exercícios fortes no final do dia, prefira os períodos da manha ou almoço. No final do dia, os exercícios precisam ser mais leves como alongamento ou caminhadas, e pelo menos 4 horas antes de dormir. 

 

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