Dormir bem é aliado para prevenir Covid-19

Dormir bem também é uma forma de se prevenir do Covid-19, sabia? Isso porque o bom sono influencia o sistema imunológico. Joaquim Moita, presidente da Associação Portuguesa do Sono (APS), esclareceu que uma boa rotina de sono influencia significativamente em nossa imunidade. 

 

“Nos Estados Unidos, a principal causa dos acidentes rodoviários é o sono. Em Portugal, ainda não há esse alerta de “se não dormir, não conduza”, afirmou. Para ele, os portugueses parecem reconhecer que a apneia é um problema e responsável por provocar doenças. Um estudo recentemente publicado na editora científica SciELO sinaliza que ⅓ das enfermeiras que trabalham por turnos apresentam problemas de saúde. 

 

Já um questionário desenvolvido a nível nacional - com números considerados avançados por Moita - indica que quase metade (46%) dos portugueses com idade igual ou superior a 25 anos dormem menos de 6 horas por dia, dois em cada dez (21%) dizem que demoram mais de 30 minutos até adormecer. O mesmo relatório aponta que cerca de ⅓ dos inquiridos (32%) consideram ter um mau sono e quase metade (40%) alega dificuldade em manter-se acordado durante a condução e demais atividades diárias.

 

Há, em geral, uma falta de respeito ao sono, essencial para uma boa qualidade de vida. É preciso conscientizar sobre sua importância, afinal, as consequências nocivas estão aí: trabalhamos mal, temos problemas de relacionamento, ficamos irritados e mais suscetíveis a infecções. Os hábitos para mudar são simples: estabeleça, primeiro, uma rotina de sono, inclusive nos finais de semana. Deixe o ambiente de dormir confortável, com as luzes apagadas e o clima agradável. Lembre, também, que os exercícios físicos e a dieta balanceada sempre ajudam a viver melhor e com mais disposição.

Tudo Sobre o Sono

Agende seu exame na pneumosono.

A melhor infraestrutura para você!