Alzheimer e sono: qual a relação?

O dia a dia é cada vez mais agitado. Estamos sempre produzindo e, às vezes, parece impossível parar. Porém, é preciso reservar boas horas de sono: estudos indicam que a má qualidade do sono pode estar associada ao desenvolvimento de doenças como Alzheimer. 

 

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva, cujas principais consequências são o declínio da capacidade cognitiva e a perda da memória, além de inúmeros quadros neuropsiquiátricos e a alteração de comportamento que se acentua com o tempo. Uma pesquisa realizada pela Fundação Pasqual Maragall, especialista na doença de Alzheimer, apresentou uma relação da doença com a qualidade do sono. O estudo encontrou modificações na estrutura cerebral de pessoas com insônia, semelhantes às alterações cerebrais de pacientes com sintomas iniciais de Alzheimer. 

 

A pesquisa, publicada na revista Research and Therapy, não comprova que a causa da doença é a má qualidade do sono; porém, demonstra uma relação com a insônia, que pode ser um dos fatores responsáveis por seu surgimento. O estudo obteve a participação de 1.683 pessoas saudáveis, sendo 615 com insônia. 

 

Outra pesquisa dialoga com os resultados apresentados pela Fundação: a revista Neurology divulgou um estudo realizado pela Uppsala University, na Suécia, com a participação de 15 homens com aproximadamente 22 anos e que estavam habituados a dormir de 7 a 9 horas por noite. Os participantes foram observados por duas noites: metade do grupo pode dormir e a outra metade se manteve acordada, realizando atividades como jogar videogame, assistir a filmes e conversar. Foram coletadas amostras de sangue de ambos os grupos, e os resultados indicaram que, em apenas uma noite não dormida, o crescimento dos níveis de tau - proteína relacionada ao desenvolvimento de doenças neurodegenerativas - chegou a 17¨%, enquanto aqueles que dormiram apresentaram o aumento de 2%. 

 

Para se comprovar, com exatidão, a relação entre má qualidade do sono e Alzheimer, serão necessários mais estudos. Contudo, os resultados já apontados servem de alerta. Dormir é importante e faz toda a diferença na saúde. 

Tudo Sobre o Sono

Agende seu exame na pneumosono.

A melhor infraestrutura para você!