Queremos dormir bem, mas sabemos como?

Todos querem dormir bem e acordar descansados no dia seguinte. Contudo, para a maioria dos brasileiros, isso é um privilégio: conforme dados do Instituto do Sono, 63% dos adultos do país têm alguma reclamação associada ao sono, como a insônia. Em São Paulo, 25% da população apresenta dificuldade até conseguir dormir, 27% acorda precocemente e 36% não têm facilidade de manter o sono. 

O que explica essa realidade? O estresse provocado pela rotina estressante, com a produção inadequada de serotonina (hormônio que regula o sono), é uma das razões. Apesar de haver remédios que ajudam a pegar no sono, a automedicação deve ser evitada. O recomendado é adotar algumas práticas que contribuem para que se durma de forma saudável, o que se torna possível com mudanças no estilo de vida. Temos 5 dicas que, caso aplicadas no dia a dia, irão ajudar nessa missão:

1. Ao menos 4 horas antes de dormir, não consuma bebidas estimulantes, como a cafeína ou bebidas alcoólicas que irritam o estômago. 

2. Vá para a cama sempre no mesmo horário. O metabolismo demora alguns dias até se adequar às oscilações no horário do sono. Por isso, tente estabelecer uma rotina todos os dias, inclusive nos fins de semana.

3. Durante a noite, em geral na fase mais profunda do sono, a temperatura do corpo é reduzida, então mantenha o clima do ambiente agradável. 

4. Alimente-se 3 horas antes de deitar. Assim, a digestão é feita completamente antes de dormir. Coma alimentos mais leves e fáceis de serem digeridos, pois o metabolismo fica desacelerado. Refeições de difícil absorção fazem o fluxo sanguíneo no estômago aumentar, enquanto o restante do corpo está mais relaxado, podendo haver refluxo. 

5. Caso não consiga pegar no sono, levante-se e tente realizar uma atividade relaxante, como ler ou ouvir música. Depois, volte para a cama. 

 

Você tem notado alterações na forma como dorme? Entre em contato conosco e solicite uma avaliação. Criar uma boa rotina de sono é o primeiro passo no aumento da qualidade de vida e da longevidade. 

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