10 curiosidades do nosso corpo enquanto dormimos

Muitas pessoas têm curiosidade de saber o que fazem enquanto dormem. A maioria das atividades realizadas durante o sono são internas, ou seja, não podem ser observadas. Enquanto dormimos, o corpo continua funcionando. Listamos abaixo as principais funções:

1. Os membros ficam paralisados

Na fase mais profunda do sono (Movimento Rápido dos Olhos ou R.E.M em inglês), os músculos das extremidades inferiores e superiores não se movem. Você talvez já tenha sentido a sensação de cair no vazio enquanto dorme, despertando assustado. Esse transtorno é chamado de impulso hipnótico e prepara o organismo às mudanças que serão experimentadas nas horas seguintes. Os espasmos, por exemplo, são esforços feitos para que se fique em pé, como se fosse um sistema de alerta. 

2. A temperatura corporal cai

Em nossa rotina, realizamos diversas atividades, e a temperatura corporal é mais alta porque estamos queimando calorias. À noite, quando dormimos, é preciso economizar energia, por isso o corpo detém a combustão calórica, fazendo com que se sinta frio. 

3. Os olhos se movem rapidamente

Isso ocorre porque os olhos, mais ou menos uma hora após se cair no sono, movem-se para frente e para trás, mas não percebemos isso.

4. As informações irrelevantes são apagadas

A mente trabalha incessantemente enquanto dormimos. A cada noite, encarrega-se de eliminar tudo aquilo que não serve e ocupa espaço em nossa memória. O que é valioso passa à memória de longo prazo; o restante, encaminha-se à reciclagem. Além disso, as conexões neurais se estabelecem com mais rapidez. 

5.O organismo produz mais hormônios de crescimento

Esse é um dos motivos que explica por que os bebês passam a maior parte do dia dormindo. O hormônio de crescimento não apenas faz com que fiquem maiores, mas permite a regeneração de músculos, ossos e tecidos. 

6. A garganta fica mais estreita 

A razão de isso ocorrer é o relaxamento dos músculos: por isso, muitas pessoas roncam, ainda que não tenham o nariz congestionado. Em alguns casos, as vias respiratórias se fecham completamente e causam apneia do sono.

7. Nosso sistema imunológico é reforçado

É preciso dormir, em média, 8 horas por noite para ter uma boa saúde. Quando descansamos, produzimos anticorpos, permitindo que o organismo se defenda dos ataques de vírus e bactérias. 

8. Os dentes rangem

O bruxismo é extremamente frequente, principalmente em crianças e jovens. Apertar os dentes com força pode se agravar quando há estresse ou a mandíbula está desalinhada. Indivíduos com esse problema acordam com dor na boca, e os dentes podem acabar desgastados ou quebrados.

9. Os rins descansam e a visão melhora

Durante o dia, a função renal está ativa para nos ajudar a filtrar as toxinas que se acumulam no sangue. Isso faz com que a urina seja produzida. No entanto, quando dormimos, a ação de filtrar é retardada para deixar de criar líquido. Já a visão é regenerada.

10. Falamos e a cabeça “explode”

Várias pessoas falam enquanto dormem, desordem que pode ser algo incômodo. O mais curioso é que, no dia seguinte, os falantes não costumam lembrar do que disseram. A cabeça parece explodir quando se tenta dormir após um dia de muito estresse e ansiedade.

Se você está tendo problemas do sono, entre em contato conosco e faça sua avaliação! 

 

avaliação! 

Tudo Sobre o Sono

Agende seu exame na pneumosono.

A melhor infraestrutura para você!