Primavera traz clima ameno e favorável ao sono

Existe uma temperatura ideal para uma boa noite de sono. Vários fatores influenciam na hora de dormir, e o clima do ambiente é um deles. Em geral, a temperatura agradável permanece entre 21ºC e 23ºC, comum durante a primavera, estação que vem acompanhada de chuvas e sensações mais amenas. 

Ambientes extremos - muito calor ou muito frio - atrapalham o sono e dificultam o relaxamento. O calor em excesso é uma das principais causas de insônia, já que a pressão sanguínea se eleva com o calor, acelerando o metabolismo e deixando o organismo em estado de alerta. As temperaturas baixas demais têm o risco de ocasionar problemas à saúde. O frio é capaz de provocar tremores e contrações musculares, o que dificulta um sono profundo. O uso de ar-condicionado libera ar seco e, assim, é possível que a garganta fique irritada e sejam gerados tosses, coceira no nariz e espirros. Além disso, as vias aéreas ficam ressecadas, o que pode agravar alergias e facilitar o contágio por infecções causadas por vírus, bactérias e fungos.

A primavera, por essas razões, é considerada uma ótima época para dormir melhor; contudo, é importante deixar o ambiente bem ventilado. Adotar uma rotina de sono também faz a diferença: a dica é dormir sempre em horários regulares, comer alimentos leves antes de deitar e deixar o ambiente o mais silencioso e escuro possível. Essas atitudes são simples e eficazes, proporcionando um sono de qualidade. 

 

 

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