Valorize a adoção de uma rotina de sono e perceba os impactos em seu dia a dia

Dormir é fundamental em nossa qualidade de vida. Porém, muitas vezes priorizamos o trabalho em detrimento de uma boa rotina de sono. Dados divulgados pelo Ministério do Trabalho revelaram que cerca de 15 milhões de brasileiros trocam o dia pela noite quando precisam produzir. Essa atitude causa prejuízos à saúde. 

O primeiro motivo é o fato de que trabalhar a noite e dormir de dia são ações contrárias a uma característica biológica: o organismo é programado naturalmente para descansar quando está escuro. Isso se explica porque a redução da luminosidade induz à produção da melatonina, hormônio regulador do início do sono. O sono também é melhor no período noturno, de maneira que são formadas substâncias como a leptina, capaz de regular a saciedade da pessoa, e a insulina, responsável pela metabolização dos carboidratos. 

É essencial ter regularidade em relação aos hábitos de sono. Durma no mesmo horário e crie um relógio biológico. Isso faz com que o corpo sinta menos impacto caso a rotina do sono seja invertida. Mantenha o quarto silencioso e escuro, além de deixar o ambiente arejado. Se o espaço estiver muito quente, a qualidade do sono é afetada. Atente ao consumo da cafeína, do chá preto e verde. Essas bebidas contêm substâncias que aumentam o estado de alerta e atenção, atrapalhando o momento de adormecer. 

Coloque em prática nossas dicas e veja os resultados na melhora da disposição!

 

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