Cigarro é inimigo da qualidade do sono

O cigarro tem mais de quatro mil substâncias tóxicas nocivas à saúde e que são inaladas a cada tragada. Entre elas, há o alcatrão, o monóxido de carbono e a nicotina (considerada a mais mortífera e responsável pela dependência química). A nicotina também é um estimulante, afetando os padrões de sono e as ondas cerebrais. 

Uma pesquisa feita pela Escola de Medicina Charité Berlin, da Alemanha, indicou que os fumantes  apresentam mais distúrbios do sono e dormem menos do que os não fumantes. Foram avaliados cerca de 1.100 usuários de cigarro e 1.200 não fumantes. Concluiu-se que 17% dos usuários dormiam menos de seis horas e 28% tinham dificuldades na hora de dormir. O grupo que não faz uso do cigarro registrou, respectivamente, 7% e 19% para os mesmos quesitos. 

Por ser estimulante, o consumo de nicotina próximo a hora de dormir explica a inquietude. Estudos já mostraram que o fumo faz com que as pessoas demorem mais a adormecer, além de manifestarem um sono menos profundo, que é interrompido devido aos efeitos da nicotina. O cigarro tem consequências parecidas ao álcool quando o assunto é o sono, pois pode ocasionar distúrbios como ronco, apneia e insônia crônica. Assim, recomenda-se que seja evitado por quem deseja dormir com qualidade. 

Noites mal dormidas provocam inúmeros problemas, como doenças do coração e o diabetes. A privação do sono compromete seriamente a saúde, visto que é durante o descanso que são produzidos hormônios fundamentais ao funcionamento do organismo - hormônio do crescimento (GH), serotonina, melatonina e cortisol são alguns exemplos. Tratamentos contra o tabagismo ocasionam reações de irritabilidade, ansiedade, bradicardia e sonolência, sendo essencial aprender a lidar com esses sintomas e mudar alguns comportamentos. Sugere-se que a abstinência seja acompanhada de práticas saudáveis, alimentação balanceada e adoção de uma boa rotina de sono. Deixar o cigarro nem sempre é fácil, mas garantimos: os benefícios compensam. 

 

 

Tudo Sobre o Sono

Agende seu exame na pneumosono.

A melhor infraestrutura para você!