Relógios biológicos

Genes que controlam os relógios biológicos nos tecidos sofrem alterações após uma noite sem dormir. Na Suécia, pesquisadores da Universidade de Uppsala e do Instituto Karolinska descobriram que os genes que controlam os relógios biológicos nas células de todo o organismo são alterados após perdermos uma só noite de sono.Os resultados foram publicados no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism (JCEM).

 

Para se chegar a essa conclusão, os pesquisadores realizaram um estudo clínico randomizado cruzado, em que 15 homens saudáveis foram submetidos a duas sessões experimentais –a cada sessão, os participantes permaneceram no laboratório do sono por duas noites. Na segunda noite em uma das sessões, os participantes dormiram de forma habitual (mais de 8 horas). Já em outra das sessões, eles se mantiveram acordados. A fim de atenuar a influência de fatores ambientais, os pesquisadores controlaram as condições de luz, a ingestão de alimentos e os graus de atividade no laboratório de sono – os participantes também foram limitados à cama enquanto ficaram acordados.

Após a segunda noite das sessões, os pesquisadores obtiveram, dos participantes, pequenas amostras de tecido adiposo superficial no ventre e no músculo da coxa, classes de tecido importante para regular o metabolismo e controlar as concentrações de açúcar no sangue. Também obtiveram amostras de sangue antes e depois que os participantes consumiram uma solução de açúcar para avaliar a sensibilidade à insulina.

As análises moleculares das amostras de tecido demonstraram que a regulação e a atividade dos genes do relógio biológico sofrem alterações depois de uma noite de perda de sono. A atividade dos genes é regulada por um mecanismo chamado epigenético, que implica alterações químicas na molécula do DNA como os grupos metilo (num processo chamado metilação) que regulam a forma com que os genes são ativados ou inativados. Os pesquisadores identificaram que os genes do relógio apresentavam um número crescente destas alterações no DNA após a perda de sono.

Fonte: JCEM

Tudo Sobre o Sono

Agende seu exame na pneumosono.

A melhor infraestrutura para você!