Por que dormimos mais no inverno?

Não é novidade pra ninguém: sentimos mais sono no frio. Isso acontece porque, durante a estação os dias são mais curtos, o que influencia no ciclo sono-vigília, que regula o tempo em que dormimos. Assim, o hormônio do sono - a melatonina - é produzido durante a noite e, com os dias terminando mais cedo, há aumento na produção desse hormônio e, consequentemente, sentimos uma vontade maior de dormir.

Na realidade, não é necessário para o corpo que haja horas extras de sono no inverno, mas o frio e a diminuição da claridade têm esse efeito no organismo. Porém, dormir um pouco mais não causa prejuízo. O que importa é ter qualidade no sono, a fim de que se obtenha disposição no dia a dia. Agasalhar-se bem e beber um chá antes de deitar são dicas que ajudam a melhorar o sono.

No inverno, o humor e o apetite também mudam. Com a falta de sol, há diminuição na produção de serotonina - hormônio da felicidade e alegria - o que causa desânimo e tristeza a algumas pessoas. Por isso, procure tomar sol pela manhã para que haja aumento na disposição. Nosso corpo gasta mais energia no frio, pois a temperatura do corpo deve se manter estável. Cuide da alimentação e não exagere nas quantidades.

Tudo Sobre o Sono

Agende seu exame na pneumosono.

A melhor infraestrutura para você!