Regular o sono é fundamental na qualidade de vida

Dormir a quantidade de horas correta pode evitar problemas como cansaço, dispersão, ansiedade e depressão. A Fundação Nacional do Sono (Estados Unidos) revisou 320 pesquisas para atualizar a recomendação de quanto tempo é preciso ser dedicado ao sono em cada faixa etária.

A pesquisa mostrou que recém-nascidos devem dormir de 14 a 17 horas por dia, já bebês de quatro a onze meses precisam de 12 a 15 horas.Conforme aumenta a idade, a necessidade de dormir é menor. Crianças de um a cinco anos precisam de 10 a 14 horas de sono, dos seis aos treze cai para 9 a 11 horas. Adolescentes de catorze e dezessete anos devem dormir de 8 a 9 horas por noite. Aos adultos, a orientação não muda: pessoas de 18 a 64 anos precisam de 7 a 9 horas. Acima dessa idade, a quantidade diminui a 7 horas. O resultado foi divulgado na revista Sleep Health: Journal of the National Sleep Foundation.

O sono é um mecanismo importante na consolidação da memória, mas ainda não se sabe determinar com exatidão os seus efeitos no organismo. É fundamental, mesmo assim, que seja adotada uma rotina regular do sono, com um horário determinado para dormir e acordar. O corpo opera com ritmo, estimulando a secreção de melatonina - hormônio que induz o sono - e reduzindo a temperatura corporal na hora em que se dorme.

O problema da insônia é cada vez mais comum entre a população mundial. Por isso, siga algumas dicas que facilitam a pegar no sono. Não tenha claridade no quarto e deixe a TV desligada antes de deitar. Se você acordar no meio da noite, não fique na cama. É melhor levantar e fazer algo relaxante, que possa reduzir a ansiedade. Café, refrigerante e chá verde não podem ser consumidos antes de dormir, pois são estimulantes e fazem com que o organismo fique em estado de alerta. O álcool também precisa ser deixado de lado, já que tem o mesmo efeito quando entra na corrente sanguínea.

Praticar atividades físicas é outro estimulante, provocando a excreção de substâncias como a adrenalina. Os efeitos diminuem apenas quatro horas após a prática, que pode atrapalhar o sono.  Se não for possível se exercitar em outra hora, não deixe de ir à academia, pois de modo geral a atividade física ajuda a regular o sono. Outro detalhe importante é manter o quarto aconchegante, fresco e escuro, sem a presença de aparelhos eletrônicos antes da hora de dormir. Celular e computador podem atrapalhar e anular a liberação de melatonina.

 

 

Tudo Sobre o Sono

Agende seu exame na pneumosono.

A melhor infraestrutura para você!